Guthrie foi originalmente uma engenheira aeroespacial
e, após graduar-se na Universidade de Michigan, trabalhou na aviação.
Ela começou nas corridas em 1963, na SCCA com
um Jaguar XK 140 e, em 1972, passou a correr a tempo inteiro.
Na 600 Milhas de Charlotte de 1976, Guthrie
terminou em 15º, tornando-se a primeira mulher a competir na NASCAR Winston
Cup corrida no oval de Charlotte Motor Speedway.
Guthrie iria continuar a competir em mais quatro
corridas nessa temporada.
Na temporada seguinte (1977), competiu nas suas
primeiras 500 Milhas de Daytona, indo em 12º, quando o motor do seu
carro explodiu dois cilindros a dez voltas do fim. Para a corrida, porém, ela
ainda ganhou a honra do Rookie of the Year.
Em geral, Guthrie passou a competir em 33 corridas da NASCAR
em quatro temporadas. O seu melhor resultado foi o sexto lugar em Bristol em
1977, sendo o melhor resultado obtido por uma mulher numa corrida de NASCAR
de alto nível, actualmente ligada com Danica Patrick desde 2014.
Guthrie fez a classificação da Indy 500 e
competiu em Indianápolis em 1977, mas terminou em 29º lugar com problemas no
motor.
Ela iria competir em mais três 500 Milhas de
Indianápolis e terminaria em nono lugar na corrida de 1978.
Em geral, ela competiu em 11 corridas da IndyCar
e o seu melhor resultado foi um quinto lugar.
Durante a sua tentativa ml-sucedida para se qualificar
para a corrida de 1976 (muitos dos pilotos de um desporto com presença maioritária
de homens), afirmou que a única razão porque não se classificou foi
principalmente devido ao seu género. Este comentário enfureceu o então
tricampeão A.J. Foyt: a alegação do automobilista era que Guthrie tinha feito a
classificação de quatro voltas cronometradas ao redor da pista de Indianápolis,
usando as suas costas sobre o carro. Ela tinha sido classificada, ela teria ficado
assim em nono. Foyt alertou que a única razão de Guthrie não se classificar foi
devido à falta de fundos para a sua equipa e não por causa de seu género.
No entanto, o lugar de Guthrie na história da procura
feminina por um lugar no automobilismo foi assegurado maciçamente.
Em 1979, um conjunto de cartas comerciais deu destaque
a Guthrie com nome e foto. O seu capacete e a corrida pode ser observada na Smithsonian
Institution e Guthrie foi um dos primeiros eleitos para o Internacional
Sports Hall of Fame. Ela foi introduzida no International Motorsports
Hall of Fame em 27 de Abril de 2006.
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