quinta-feira, 7 de março de 2024

7 DE MARÇO - JANET GUTHRIE

EFEMÉRIDE - Janet Guthrie, ex-automobilista norte-americana e a primeira mulher a classificar-se e competir nas 500 Milhas de Indianápolis e 500 Milhas de Daytona, nasceu em Iowa City, Iowa, no dia 7 de Março de 1938.

Guthrie foi originalmente uma engenheira aeroespacial e, após graduar-se na Universidade de Michigan, trabalhou na aviação.

Ela começou nas corridas em 1963, na SCCA com um Jaguar XK 140 e, em 1972, passou a correr a tempo inteiro.

Na 600 Milhas de Charlotte de 1976, Guthrie terminou em 15º, tornando-se a primeira mulher a competir na NASCAR Winston Cup corrida no oval de Charlotte Motor Speedway.

Guthrie iria continuar a competir em mais quatro corridas nessa temporada.

Na temporada seguinte (1977), competiu nas suas primeiras 500 Milhas de Daytona, indo em 12º, quando o motor do seu carro explodiu dois cilindros a dez voltas do fim. Para a corrida, porém, ela ainda ganhou a honra do Rookie of the Year.

Em geral, Guthrie passou a competir em 33 corridas da NASCAR em quatro temporadas. O seu melhor resultado foi o sexto lugar em Bristol em 1977, sendo o melhor resultado obtido por uma mulher numa corrida de NASCAR de alto nível, actualmente ligada com Danica Patrick desde 2014.

Guthrie fez a classificação da Indy 500 e competiu em Indianápolis em 1977, mas terminou em 29º lugar com problemas no motor.

Ela iria competir em mais três 500 Milhas de Indianápolis e terminaria em nono lugar na corrida de 1978.

Em geral, ela competiu em 11 corridas da IndyCar e o seu melhor resultado foi um quinto lugar.

Durante a sua tentativa ml-sucedida para se qualificar para a corrida de 1976 (muitos dos pilotos de um desporto com presença maioritária de homens), afirmou que a única razão porque não se classificou foi principalmente devido ao seu género. Este comentário enfureceu o então tricampeão A.J. Foyt: a alegação do automobilista era que Guthrie tinha feito a classificação de quatro voltas cronometradas ao redor da pista de Indianápolis, usando as suas costas sobre o carro. Ela tinha sido classificada, ela teria ficado assim em nono. Foyt alertou que a única razão de Guthrie não se classificar foi devido à falta de fundos para a sua equipa e não por causa de seu género.

No entanto, o lugar de Guthrie na história da procura feminina por um lugar no automobilismo foi assegurado maciçamente.

Em 1979, um conjunto de cartas comerciais deu destaque a Guthrie com nome e foto. O seu capacete e a corrida pode ser observada na Smithsonian Institution e Guthrie foi um dos primeiros eleitos para o Internacional Sports Hall of Fame. Ela foi introduzida no International Motorsports Hall of Fame em 27 de Abril de 2006.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...