quinta-feira, 14 de março de 2024

14 DE MARÇO - ROBERT AMADOU

EFEMÉRIDE - Robert Amadou, pesquisador da moderna parapsicologia, morreu em Paris no dia 14 de Março de 2006. Nascera em         Bois-Colombes, em 16 de Fevereiro de 1924.  

Licenciado em Letras e Filosofia pela Universidade de Paris, fez também estudos de Teologia.

Excelente parapsicólogo contemporâneo da Escola Teórica. Foi director durante muitos anos da “Revista Metapsíquica”, do IMI. Estudou todos os fenómenos parapsicológicos.

Os seus livros principais são “A Parapsicologia”, Paris, 1954; “Os Grandes Médiuns”, 1957; infelizmente, boa parte de sua obra deixa entrever certo ranço proselitista pró-Igreja Católica e, indo contra as pesquisas dos maiores metapsiquistas e parapsicólogos da Society for Psychical Research (Gauld, 1986) e do IMI (Geley, 2001; “Richet”, (2013), que encontra base factual no trabalho de grandes médiuns (Pipier, Leonardo, Paladino, Hume); Amadou basicamente esforça-se por refutar as proposições do Espiritismo, o que explica o facto de seu legado ser, actualmente, praticamente só discutido no Brasil, em especial pelo conhecido Pe. Quevedo, que segue de muito perto o seu estilo e ideias.

Um estudo apropriado de pesquisadores recentes, como Ian Stevenson (Gauld, 1986), Charles Tart (2012) e Rupert Sheldrake (2014) podem apontar as sérias limitações teóricas e epistémicas de Amadou e Quevedo.

Amadou foi secretario de vários Congressos Internacionais de Parapsicologia celebrados na Europa: “A Ciência e o Paranormal”; “Colóquio Internacional Parapsicológia” (Utrecht, 1953); e “As Entrevistas de Saint-Paul-de Vence” (Paris, 1955).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...