quarta-feira, 13 de março de 2024

13 DE MARÇO - R´BEN NEVES

EFEMÉRIDE - Rúben Diogo da Silva Neves, futebolista português que joga como volante, nasceu em Mozelos no dia 13 de Março de 1997. Actualmente, joga no Al-Hilal SFC.

Depois de chegar ao FC Porto, quando tinha apenas oito anos, Rúben subiu através das diferentes categorias de jovens, antes de jogar por empréstimo no Padroense FC durante a temporada 2012/2013.

Na última temporada, Rúben Neves jogou com o U17 combinado Porto e ficou no banco num par de reuniões da equipe B, durante os meses de Abril e Maio. Depois disso, o meia brilhou no Sub-17 Campeonato da Europa, realizado em Malta, jogando todos os jogos de Portugal no caminho para as semifinais.

Com uma vaga na posição do meio-campista no Porto, após a saída de Fernando para o Manchester City FC e a convocação de Tomás Podstawski para jogar no Campeonato Europeu Sub-19 de 2014, no mês de Julho, Neves não perdeu a oportunidade para impressionar o novo técnico Julen Lopetegui durante a pré-temporada.

Neves impressiona com a sua precisão no passe, a sua visão de jogo e o seu posicionamento astuto em campo, mostrando uma grande maturidade apesar da sua pouca idade. Embora jogue normalmente como volante, um meio-campista mais recuado, ele é bom nos passes longos e lançamentos, além de ter boa chegada ao ataque e bom chuto de fora da área.

Na temporada 2015/2016, foi habitual titular e, no dia 20 de Outubro de 2015, tornou-se o mais jovem capitão dos Dragões em competições da UEFA, num jogo contra o Maccabi Tel Aviv FC, a contar para a fase de grupos da mesma competição.

Foi anunciado como novo reforço do Wolverhampton WFC no dia 8 de Julho de 2017. Rúben marcou o seu primeiro golo em 15 de Agosto, numa vitória por 3 a 2 fora de casa sobre o Hull City AFC.

Rúben Neves chegou à Liga Inglesa em 2017. Ele jogou seis temporadas completas pelo Wolverhampton, totalizando 253 jogos e 30 golos.

Em 23 de Junho de 2023, O Al Hilal anunciou a contratação de Rúben Neves; os sauditas pagaram aos Wolves 55 milhões de euros; contrato de Neves com os árabes tem validade até Junho de 2026. Rúben Neves foi lançado por Jesus no decorrer do encontro entre Al Hilal e o ND Gorica, da Eslovénia, com 2-0 para os sauditas, tendo feito a estreia em 10 de Junho de 2023.

Já representou a Selecção Portuguesa de Sub-21 e, actualmente, é presença constante na Selecção Portuguesa principal.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...