quinta-feira, 21 de março de 2024

21 DE MARÇO - DERARTU TULU

EFEMÉRIDE - Derartu Tulu, corredora da Etiópia, da linhagem dos campeões olímpicos Abebe Bikila e Mamo Wolde, especializada em longas distâncias em pista, estrada e na maratona, nasceu em Bejoki no dia 21 de Março de 1972.

É uma das maiores fundistas do mundo e bicampeã olímpica dos 10 000 metros nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992 e em Sydney em 2000.

Tulu é da etnia Oromas e cresceu em contacto com gado na vila de Bejoki, nas terras altas da província de Arsi, a mesma vila de Kenenisa Bekele, outro corredor etíope de grande fama mundial. Aos 17 anos, entrou para a força policial da Etiópia.

As suas primas Genzebe Dibaba, Ejegayehu Dibaba e Tirunesh Dibaba, também são corredoras de alto nível internacional, e Tirunesh é bicampeã olímpica e tetracampeã mundial nos 10 000 e 5 000 metros, continuando a brilhante história atlética dos Oromas, que começou em 1960 com Abebe Bikila.

Tulu foi a primeira etíope e a primeira africana a ganhar uma medalha de ouro olímpica, em Barcelona 92, que lançou a sua carreira internacional.

Em 1993 e 1994 pouco competiu devido a uma lesão no joelho, mas em 1995 voltou a conquistar o ouro no Campeonato Mundial de Cross-Country, depois de chegar ao local da competição quase na hora da largada. No mesmo ano, perdeu para a portuguesa Fernanda Ribeiro no Campeonato Mundial de Atletismo de Gotemburgo, na Suécia, ficando com a prata nos 10 000 m.

O ano de 1996 foi difícil para Tulu, que perdeu as sapatilhas durante a prova do Mundial de Cross-Country e conseguiu apenas o quarto lugar, a mesma posição nos 10 000 m dos Jogos Olímpicos de Atlanta.

Nos dois anos seguintes, ela retirou-se das competições após ter uma filha, mas voltou em 2000 na melhor forma da sua vida e ganhou novamente a medalha de ouro nos 10 000 de Sydney, a única mulher bicampeã olímpica na curta história desta prova no feminino. No ano seguinte, conseguiu finalmente ser campeã mundial desta prova, conquistando o ouro no Mundial de Atletismo de Edmonton, no Canadá.

No mesmo ano, Tulu fez a transição para os 42 km da maratona e venceu as maratonas de Londres e de Tóquio.

No Mundial de 2005, conseguiria o melhor tempo da carreira na distância, 2h 23m 30s, apesar de chegar em quarto. Em 2009, ainda venceu a Maratona de Nova Iorque, à frente da recordista mundial Paula Radcliffe.

Em 2010, com 38 anos, Tulu ainda compete em alto nível, enquanto as suas velhas rivais desapareceram ou deixaram o atletismo. Ela é um ícone do movimento olímpico e muitos lembram-se da sua volta olímpica em Barcelona, de mãos dadas para o alto com a sul-africana branca Elana Meyer, medalha de prata na prova, no ano que a África do Sul voltou a competir nas Olimpíadas, que simbolizava o fim do apartheid sobre a pista.

Ela é uma das 100 Mulheres da lista da BBC de 2017.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...