quinta-feira, 14 de junho de 2007

EFEMÉRIDE - Aloïs Alzheimer, médico psiquiatra, neurologista e neuropatologista alemão, celebrizado pela descrição da doença neurodegenerativa que hoje tem o seu nome, nasceu em Markbreit, na Baviera, em 14 de Junho de 1864. Morreu em Breslau, hoje Wrocław, em 19 de Dezembro de 1915, vítima de complicações renais e cardíacas, provocadas por reumatismo articular agudo.
Doutorou-se em Frankfurt em 1887, onde ficou a exercer a profissão. Voltou a Munique em 1903, onde fundou a Escola de Neuropatologia. Foi nomeado professor de Psiquiatria, em Breslau, em 1912.
Na origem da sua descoberta esteve uma paciente de 51 anos, internada no hospital de Frankfurt, em 1901, atingida por uma demência. Foi seguida pelo Dr. Alzheimer até à sua morte, que ocorreu em 1906. Examinou então o seu cérebro e descobriu anomalias fibrosas características da”futura” doença de Alzheimer.
Descreveu, em 1906, num Congresso Psiquiátrico, os sintomas e a análise histológica do cérebro daquela doente. Outros médicos vieram confirmar a descoberta em 1907 e 1909. Alzheimer, pelo seu lado, publicou a descrição de um segundo caso em 1911.
Foi o psiquiatra Emil Kraepelin que, finalmente, propôs o nome do seu colega para designar este tipo de demência, hoje muito mais frequente, certamente por ter aumentado a longevidade do Homem.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...