sexta-feira, 22 de junho de 2007

EFEMÉRIDE - Dan Brown, escritor norte-americano, nasceu em Exeter, no estado de Nova Hampshire, em 22 de Junho de 1964.
O seu maior êxito, até agora, foi o polémico best-seller O Código Da Vinci, mas todos os seus outros livros tiveram igualmente sucesso. Está traduzido em mais de 40 línguas e os seus primeiros quatro livros figuraram na lista dos livros “mais vendidos”, no jornal The New York Times. Só de “O Código Da Vinci” foram vendidos mais de sessenta milhões de exemplares, em todo o mundo.
Após se ter diplomado em 1982, na academia de carácter religioso Phillips Exeter, entrou para o Amherst College, onde foi membro da Confraria Psi Upsilon. Durante o seu curso neste colégio, fez uma viagem à Europa, para aprofundar os conhecimentos em História da Arte, na Universidade de Sevilha, onde começou a estudar com afinco diversos trabalhos de Leonardo Da Vinci, que mais tarde seriam importantes para os seus romances.
Em 1996, Dan Brown abandonou o ensino para se dedicar inteiramente à literatura, publicando o primeiro livro em 1998 (Fortaleza Digital). A esposa Blythe, além de o ajudar em diversas pesquisas e na própria escrita, faz a promoção dos seus livros, redige os comunicados para a imprensa e encarrega-se da sua agenda de entrevistas para a televisão e de conferências de imprensa.
Em 2005, foi incluído pela revista “Times” na lista das cem pessoas mais influentes do ano e a revista “Forbes” colocou-o no 12º lugar das celebridades, calculando que o seu rendimento anual seria de quase 80 milhões de dólares.
Foi feito um filme sobre “O Código Da Vinci”, que serviu de abertura ao Festival de Cannes de 2006. Curiosamente, este filme seria, mais tarde, considerado um dos piores filmes do ano, mas o segundo no que respeita a receitas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...