terça-feira, 26 de junho de 2007

EFEMÉRIDE - Pearl Sydenstricher Buck, escritora norte-americana, nasceu em Hillsborough, na Virgínia Ocidental, em 26 de Junho de 1892. Morreu em Danby, no Vermont, em 6 de Março de 1973.
Com três meses, foi para a China com os pais, que eram missionários. Estudou em Xangai e trabalhou num albergue chinês, para escravas e prostitutas. Em 1910, foi estudar Psicologia nos Estados Unidos, tendo-se diplomado quatro anos depois. Voltou para a China, leccionando na Escola Presbiteriana e cuidando de sua mãe, que estava bastante doente.
Casou-se com um americano e tiveram uma primeira filha deficiente mental. Durante a Guerra Civil, foi para o Japão e depois para os Estados Unidos, nunca mais tendo regressado à China.
Obteve o Mestrado de Literatura na Universidade de Cornell em 1926 e quatro anos mais tarde publicou “Vento de Leste, Vento de Oeste”, que teve os aplausos unânimes da crítica. Depois, o livro “A Terra Chinesa”, publicado 1931, vendeu quase dois milhões de exemplares, somente no primeiro ano, tendo-lhe sido atribuído o Prémio Pulitzer em 1932. Foi a primeira vez que uma mulher recebeu aquele prémio. Em 1938, foi laureada com o Prémio Nobel de Literatura.
Escreveu mais de cem livros, muitos dos quais foram adaptados ao cinema. O seu tema preferido era o amor inter racial. Foi uma defensora dos Direitos da Mulher e contribuiu imenso para que a China moderna fosse melhor compreendida no Ocidente.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...