quinta-feira, 21 de junho de 2007

EFEMÉRIDE - Nikolaï Andreïevitch Rimski-Korsakov, compositor e teórico musical russo, morreu em Lyubensk, no dia 21 de Junho de 1908, vítima de uma crise de angina de peito. Nascera em Tikhvin, Novgorod, em 18 de Março de 1844.
De família aristocrática, começou a ter aulas de piano aos seis anos. Aos nove já compunha e aos doze ingressou no Colégio Naval Imperial Russo de São Petersburgo. Em 1861, retomou os seus estudos musicais e, durante uma viagem de volta ao mundo, ainda na Marinha, escreveu parte da sua Primeira Sinfonia.
Em 1871, foi nomeado professor de composição e orquestração do Conservatório de São Petersburgo. Entre os seus alunos figuravam nomes como Prokofiev e Stravinsky. Casou-se entretanto com uma pianista e compositora. Durante os anos seguintes, estudou profundamente instrumentação, harmonia e contraponto, tornando-se no mais sábio músico russo da sua geração. Foi nomeado “professor de bandas” da Armada, o que evitou então a sua saída da Marinha.
De 1874 a 1881, foi director de concertos do Conservatório Livre. Entre 1883 e 1894, trabalhou na Capela da Corte, onde estudou a música da Igreja Ortodoxa Russa.
Rimsky-Korsakov causou grande polémica com a publicação de O galo de ouro (1906-07), em que criticava a monarquia russa de tal forma, que a ópera só foi representada em 1909, após sua morte.
Compôs muitas músicas e os seus maiores êxitos na Rússia foram as óperas. O Ocidente foi sobretudo conquistado pelas suas composições para orquestra, nomeadamente O Capricho Espanhol, A Grande Páscoa Russa e Scheherazade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...