sábado, 30 de junho de 2007

EFEMÉRIDE - Michael Gerard Tyson, conhecido por Mike Tyson, pugilista norte-americano, nasceu em Brooklyn, Nova Iorque, no dia 30 de Junho de 1966.
Teve um começo de vida difícil. O pai abandonou o lar, quando ele tinha apenas dois anos. A partir dos onze, foi internado numa instituição para delinquentes, onde veio a iniciar a prática do pugilismo. Aos quinze anos, sagrou-se Campeão Júnior dos Estados Unidos e, no ano seguinte, foi Campeão Mundial na mesma categoria.
Profissionalizou-se em 1985 e, neste primeiro ano, ganhou os 15 combates que efectuou, onze por K.O. no primeiro round. No ano seguinte, a sua fama alastrou-se a todo o Mundo e conquistou o título mundial de pesos pesados da Confederação Mundial de Boxe (WBC). Tinha apenas vinte anos.
Continuou a arrecadar títulos e a defrontar as grandes vedetas mundiais. Muitos dos adversários temiam-no. Em 1988, casou-se com uma actriz e modelo que, no ano seguinte, pediu o divórcio considerando-o maníaco-depressivo. A sua carreira viria a ser afectada e, em Fevereiro de 1990, uma derrota por K.O. fez-lhe perder o título mundial e parece ter marcado o começo do seu declínio. Ainda obteve várias vitórias mas, em 1991, convidado para fazer parte do júri do Concurso Miss América, foi acusado de violação por uma das concorrentes. Foi condenado a seis anos de prisão, tendo cumprido apenas metade, devido ao seu bom comportamento.
Enquanto esteve preso, converteu-se ao Islão, tendo adoptado o nome de Abdel Malek Aziz. Voltou a combater em Agosto de 1995 e, ao vencer um desconhecido campeão irlandês aos 89 segundos, recebeu 25 milhões de dólares. Realizou vários combates e desafiou o pugilista que o havia vencido em 1990 para a desforra. Voltou a perder e de novo o desafiou. Seria o “combate do século” mas, inesperadamente, a quarenta segundos do fim do terceiro round, Tyson mordeu a orelha do adversário, arrancando-lhe um bocado. Reatado o combate voltou a mordê-lo e foi desclassificado. Foi impedido durante mais de um ano de praticar a modalidade. Voltou a combater, mas já era uma sombra do passado. Já nos anos 2000, abandonou a carreira e dedicou-se a exibições, para poder pagar as suas dívidas.
Ao todo, realizou 58 combates, tendo sido derrotado apenas em seis. Foi várias vezes Campeão do Mundo. Reverso da medalha, teve várias condenações por agressão, violação e posse de cocaína. A sua vida inspirou alguns filmes, vários jogos de vídeo e de computador e uma banda desenhada.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...