domingo, 30 de março de 2008

EFEMÉRIDEAmadeu Thiago de Mello, poeta brasileiro, nasceu em Barreirinha, Amazónia, em 30 de Março de 1926.
Estudou em Manaus, mudando-se depois para o Rio de Janeiro a fim de ingressar na Faculdade de Medicina. Abandonou porém o curso, para se dedicar inteiramente à Literatura.
Em 1951, publicou “Silêncio e Palavra” que o notabilizou no panorama cultural brasileiro. Álvaro Lins, Manuel Bandeira e José Lins do Rego, entre outros nomes ilustres, viram nele - desde logo - um grande valor da Literatura do Brasil.
Tem obras traduzidas em mais de trinta idiomas. Preso durante a ditadura, esteve exilado no Chile, onde encontrou Pablo Neruda de quem se tornou amigo para toda a vida. Thiago de Mello traduziu para português parte da obra de Neruda e este escreveu vários ensaios sobre T. de Mello. Durante o exílio, morou também na Argentina, em Portugal, em França e na Alemanha. Com o fim do regime militar, voltou à sua terra natal onde vive até hoje.
O seu poema mais conhecido é Os Estatutos do Homem. Os seus livros “Poesia Comprometida com a Minha” e a “Tua Vida” venceram um prémio concedido pela Associação Paulista dos Críticos de Arte, em 1975.
Para festejar os seus 80 anos, foi lançado um CD, “A Criação do Mundo”, contendo alguns dos poemas escritos nos últimos 55 anos, lidos por ele próprio e musicados pelo seu irmão Gaudêncio.
Num dos últimos livros, “De Uma Vez Por Todas”, estão presentes todas as características marcantes da sua poesia: o lirismo, a sensibilidade, a alegria de viver, a luta contra a opressão e o amor pela Amazónia.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...