quinta-feira, 20 de março de 2008

EFEMÉRIDEPublius Ovidius Naso, poeta clássico latino, nasceu em Sulmona, actualmente em Abruzos, no Sul de Itália, em 20 de Março de 43 a.C.. Faleceu no ano 17 d.C. em Tomes, localidade hoje situada na Roménia.
Estudou Retórica em Roma, mas cedo abandonou a ideia de seguir uma carreira jurídico-administrativa. Aos dezoito anos, o pai autorizou-o a viajar por Atenas, o que muito o marcou e veio a alimentar algumas das suas obras.
Levou uma vida boémia e foi muito admirado como poeta. No ano 8 d.C., porém, foi expulso de Roma pelo imperador Augusto provavelmente porque o seu livro “A Arte de Amar” foi considerado imoral. Embora tenha sido esta a explicação oficial, poderiam ter havido outras razões como, por exemplo, um possível romance entre Ovídio e uma filha do imperador. Foi por essa época que ele abandonou a poesia erótica e escreveu a sua obra mais famosa: “Metamorfoses”, poemas repartidos por quinze livros, em que retomou histórias mitológicas gregas e romanas.
Os últimos versos que escreveu reflectem a nostalgia, a dor e o desespero de um exilado. Foi em vão que tentou voltar a Roma mas, nem depois da morte, a família conseguiu repatriar o seu corpo.
Os versos de Ovídio influenciaram vários autores como, por exemplo, Dante e Shakespeare.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...