sexta-feira, 7 de março de 2008

EFEMÉRIDEAnna Magnani, uma das mais premiadas actrizes do cinema italiano, nasceu em Roma, no dia 7 de Março de 1908. Faleceu, também na capital italiana, em 26 de Setembro de 1973, vítima de doença oncológica no pâncreas.
Não reconhecida pelo pai, abandonada pela mãe, foi educada pela avó materna e estudou num convento.
Começou a carreira artística cantando em cabarets, entrando depois para a Academia de Arte Dramática de Roma. Em 1927, fez um filme ainda de cinema mudo. Fez o primeiro papel importante com Vittorio de Sica, em 1941. Quatro anos depois, chegou a consagração internacional com “Roma, Cidade Aberta” de Roberto Rossellini, por quem se apaixonou e com quem viveu uma turbulenta história de amor, que só terminaria quando ele a “trocou” por Ingrid Bergman.
Ganhou o Prémio de Melhor Actriz no Festival de Veneza em 1947 e, em 1955, tornou-se na primeira “não-americana” a receber um Óscar de Melhor Actriz Principal, pela sua interpretação em “Rosa Tatuada”.
Foi escolhida para filmes dos maiores realizadores de cinema italiano e a expressividade do seu rosto e o seu talento dramático eram reconhecidos internacionalmente. Representava quase sempre papéis de mulher do povo, rude e apaixonada. Ao todo, fez cerca de cinquenta filmes, tendo ganho mais de dez Prémios de Melhor Actriz. Morreu aos 65 anos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...