quinta-feira, 27 de março de 2008

EFEMÉRIDELudwig Heinrich Mann, escritor alemão, nasceu em Lübeck, no dia 27 de Março de 1871. Faleceu em Santa Mónica, Califórnia, em 12 de Março de 1950.
Era filho de um senador alemão e de uma brasileira. Em 1889 foi trabalhar como aprendiz numa livraria de Dresden e nos dois anos seguintes numa editora em Berlim. Publicou vários ensaios políticos e críticas culturais. “O Súbdito”, livro escrito em 1914, é considerado a sua obra-prima.
Escreveu vários ensaios sobre grandes figuras da literatura, como Goethe, Voltaire, Flaubert, George Sand, Émile Zola e Victor Hugo. Heinrich é o irmão mais velho do também escritor Thomas Mann.
Em 1931, foi presidente da secção de poesia da Academia Prussiana das Artes. Em 1933, após o acesso de Hitler ao poder, foi obrigado a deixar a Academia. Abandonou a Alemanha e fugiu para França (Paris e Nice), exilando-se depois nos Estados Unidos, com passagem por Espanha e por Portugal.
Depois da guerra, em 1949, foi nomeado presidente da Academia Alemã das Artes de Berlim Leste. Morreu no ano seguinte, na solidão e sem dinheiro, antes de ter podido regressar à República Democrática Alemã como tinha idealizado. Os seus restos mortais só foram trasladados para Berlim onze anos mais tarde. Em sua honra e memória foi instituído um prémio literário, o “Heinrich-Mann-Preis”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...