sábado, 15 de março de 2008

EFEMÉRIDE Gilberto de Mello Freyre, sociólogo, antropólogo, escritor e uma das grandes figuras da História do Brasil, nasceu no Recife, em 15 de Março de 1900, tendo falecido na mesma cidade em 18 de Julho de 1987. A família descendia de índios, espanhóis, portugueses e holandeses.
Tinha nove anos quando morreu a avó materna, que passava a vida dando-lhe mimos, julgando que ele era retardado, por demonstrar alguma dificuldade em aprender a escrever.
O seu primeiro contacto com a literatura foi a leitura de “As Viagens de Gulliver”. O desenho despertava-lhe, porém, naquela época, um maior entusiasmo e teve aulas particulares de pintura. Começou a aprender a ler e escrever em inglês com um professor britânico que lhe elogiava os desenhos, ao contrário do próprio mestre que o criticava, dizendo que ele deformava os modelos.
Gilberto Freyre acabou por fazer estudos absolutamente normais, entrando depois para a Universidade de Columbia nos Estados Unidos, onde fez um Mestrado em Ciências Sociais. Começou a dedicar-se à literatura e o seu primeiro e mais conhecido livro foi “Casa-Grande & Senzala”, publicado em 1933.
Em 1946 foi eleito deputado para a Assembleia Constituinte e, em 1964, apoiou o golpe militar que derrubou João Goulart. Foi nomeado para a Academia Pernambucana de Letras em 1986.
Ao longo da vida, recebeu inúmeros prémios e honrarias. Saliente-se: o Prémio de Excelência Literária, da Academia Paulista de Letras (1961); o Prémio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras (1962); o Prémio Internacional La Madonnina de Itália (1969); o título de “Sir”, Cavaleiro Comandante do Império Britânico (1971); a Medalha Joaquim Nabuco, da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (1972); o Prémio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro (1973); a Grã-Cruz Andrés Bello da Venezuela (1978); a Grã-Cruz de D. Alfonso, El Sabio, de Espanha (1983); a Grã-Cruz de Santiago de Espada de Portugal (1983) e a Grã-Cruz da Legião de Honra de França (1986).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...