terça-feira, 18 de março de 2008

EFEMÉRIDE Odysséas Elýtis, de seu verdadeiro nome Odysséas Alepudélis, poeta, ensaísta, crítico e tradutor grego, morreu em Atenas no dia 18 de Março de 1996. Nascera em Creta, em 2 de Novembro de 1911. Estudou Direito na Universidade de Atenas, embora não tenha chegado a licenciar-se.
A sua principal obra, escrita durante catorze anos e publicada em 1959, é “To Axion Esti”. De salientar também "Papéis abertos", uma importante recolha de ensaios. Recebeu o Prémio Nobel de Literatura em 1979.
Colaborou com a revista “Nea Grammata” (“Nova Cultura”), onde publicou as suas primeiras poesias. Alguns dos seus poemas foram musicados por dois dos maiores compositores gregos do século XX, Mikis Theodorakis e Manos Hadjidakis.
Do seu núcleo de amigos mais próximos, faziam parte vários poetas surrealistas franceses e também pintores, como Picasso e Matisse, que ilustraram aliás algumas das suas obras.
Durante a Segunda Guerra Mundial, quando da ocupação da Grécia pelos alemães, juntou-se à resistência antifascista na Albânia.
Viveu longos períodos em Paris, onde aprofundou os seus conhecimentos de Filologia e Literatura, na Sorbonne. Representou a Grécia em muitas manifestações culturais realizadas em vários países da Europa.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...