quarta-feira, 12 de março de 2008

EFEMÉRIDETirso de Molina, de seu verdadeiro nome Gabriel Téllez, dramaturgo e poeta espanhol, morreu em Almazán, no dia 12 de Março de 1648. Nascera em Madrid, em 24 de Março de 1583. Aos dezasseis anos entrou para um convento, prosseguindo os seus estudos em Guadalajara e Salamanca, e residindo depois na Galiza e em Portugal. Passou algum tempo em Sevilha e embarcou mais tarde para Santo Domingo, capital da actual República Dominicana, onde ficou dois anos.
Juntamente com Lope de Vega e Pedro Calderón de la Barca, foi um dos grandes autores teatrais do “Século de Oiro” espanhol, celebrizando-se por ter escrito a primeira peça de teatro sobre o personagem mítico Don Juan: “El burlador de Sevilla”. Autor muito fecundo, escreveu 317 comédias de costumes, de intriga, morais e religiosas. O essencial da sua obra foi produzido entre 1610 e 1625, período em que teve grande popularidade como homem do teatro, frequentando assiduamente a Corte e os meios literários.
A sua boa estrela empalideceu a partir de 1625, quando foi acusado, juntamente com outros autores, de corromper os costumes através das suas “comédias profanas”. Foi condenado a abandonar a Corte e proibido de escrever para o Teatro. Em 1632 foi nomeado cronista de uma ordem religiosa e, depois, responsável pelo convento de Soria.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...