domingo, 29 de junho de 2008

A AMPULHETA DA VIDA (carta)
Meu querido neto:
Como passa depressa o tempo! Ainda “ontem” eu próprio era um menino de calções, ansiando pelo momento de entrar para a escola. Em breve, queria ser adolescente para ter mais "liberdade" e (que ambição!) ter a chave de casa. E queria, cada vez mais, que a vida andasse depressa: a maioridade, a carta de condução, a faculdade… Namorar, casar e ter filhos. Ter uma casa só minha, um bom emprego. Subir na carreira. Ter muitos amigos.
E assim tudo foi acontecendo. Vieram os trinta anos. Os quarenta. E nunca ousei olhar para a ampulheta da vida. Inexoravelmente, porém, a areia deslizava, esvaziando um dos lados e enchendo o outro.
Vieram os cinquenta anos e nasceste tu. Aos sessenta, tive os primeiros sintomas de que as células humanas envelhecem e os cabelos se tornam da cor da neve.
Sendo normalmente pessimista, mas fazendo um esforço, aceitei como possível que poderia viver ainda mais uns vinte anos. Teriam portanto já passado três quartos da minha vida. Faltava apenas um.
Hoje, na praia, agarrando um punhado de areia, observei os pequenos grãos escorrendo por entre os dedos. Apertei mais a mão para adiar o inadiável. As gaivotas esvoaçavam, poisando aqui e ali. Eu segui-as com os olhos e pensei...
…Pensei que, apesar de tudo, se um dia me tornar dependente ou perder a lucidez, quererei ter ainda um resto de discernimento, de força e de coragem para abrir rapidamente a mão, de modo a que a areia deslize toda de uma vez.
Hoje acordei triste. Desculpa-me. Espero que estejas bem. Tenho saudades tuas.
Beijos do teu avô.
Gabriel de Sousa

NB – 1º Prémio nos Jogos Florais da Academia de Santo Amaro – 2008

2 comentários:

teresa maria disse...

Na praia a imensidão do oceano faz-nos sonhar.
O sonho transporta-nos para longe da realidade.
Desejo que também esse sonho permita momentos mais alegres.
Às vezes, falar com outros que nos cercam faz-nos sair da solidão e sentir felizes num convívio que nos acolhe.
É também isso que se procura afinal na net...

Gabriel de Sousa disse...

Obngdo por me ter lido e também pelos seus conselhos.
Beijinho
Gabriel

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...