sábado, 14 de junho de 2008

EFEMÉRIDESalvatore Quasímodo, escritor e um dos maiores poetas italianos do século XX, morreu no Hospital de Nápoles, em 14 de Junho de 1968. Nascera em Módica, na Sicília, no dia 20 de Agosto de 1901.
A família, bastante modesta, transferiu-se para Messina no dia seguinte ao grande terramoto de 1908, acontecimento que o deixaria traumatizado para o resto da vida. Apesar de todas as dificuldades, fez os estudos secundários e, já nos anos 1920, foi para Roma estudar grego e latim, dedicando-se aos clássicos que mais tarde o inspirariam. Simultaneamente, trabalhava para poder subsistir. Em 1926 estabeleceu-se em Reggio Calabria, onde desenvolveu diversas actividades ligadas à Poesia. Em 1930 publicou na revista “Solaria” a sua primeira recolha de poemas “Água e Terra”.
A partir de 1931 foi durante vários anos funcionário dos departamentos de obras de vários municípios italianos. Chegou a Milão em 1934, onde se integrou num extraordinário ambiente cultural, estabelecendo relações de amizade com vários artistas, pintores e escritores. Dois anos depois, deixou a sua profissão para se dedicar inteiramente à literatura. Seguiram-se muitas publicações, tanto em revistas como em livros. Em 1941 ensinou literatura italiana no Conservatório de Milão. Foi também tradutor de várias obras clássicas e contemporâneas, de Shakespeare até Neruda, passando por vários poetas gregos e latinos. Obteve o Prémio Nobel de Literatura em 1959.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...