segunda-feira, 9 de junho de 2008

EFEMÉRIDE John Creasey, escritor britânico, morreu em Salisbury no dia 9 de Junho de 1973. Nascera em Southfields (Surrey), em 17 Setembro de 1908.
A sua obra completa ronda os 600 romances, escritos durante uma carreira de quarenta anos. Para além do seu nome verdadeiro, utilizou pelo menos 25 pseudónimos. Está traduzido em vinte e sete línguas.
Escreveu vários géneros literários, tais como: policiais, aventuras, espionagem, cow-boys, romances de amor, livros para crianças e obras sobre desporto.
Foi editor do “John Creasey Mystery Magazine” de 1956 até 1965. Em 1957 tinha criado uma editora que reeditou uma centena dos seus próprios livros. Em 1963 participou na fundação da “Crime Writers Association”, de que foi Presidente no biénio 1966/1967.
Simultaneamente, Creasey interessou-se pela política, sendo candidato por cinco vezes à Câmara dos Comuns britânica.
Nascido numa família modesta, com nove irmãos, sofreu de poliomielite em criança mas conseguiu ultrapassar a doença. Começou a trabalhar aos catorze anos e, segundo os seus cálculos, teria exercido 25 actividades diferentes até aos 21 anos.
Começou a escrever pequenas novelas e, aos dezassete anos, viu publicada uma delas, mediante o pagamento de cerca de três libras. Começou então a escrever romances, publicando o primeiro em 1931. Escreveu perto de cinquenta romances nos quatro anos que se seguiram e, em 1936, decidiu pedir a demissão do seu último emprego, para se dedicar integralmente à Literatura.
Foram os seus editores, “assustados” pela avalanche de livros que ele lhes apresentava para publicação (uma média de vinte por ano), que lhe exigiram a repartição das suas obras por diferentes pseudónimos.
Casou-se quatro vezes, a última das quais três semanas antes de morrer de ataque cardíaco. Em 1946 foi condecorado com a Ordem do Império Britânico e em 1962 ganhou o Prémio Edgar Allan Poe.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...