terça-feira, 10 de junho de 2008

EFEMÉRIDEBibi Ferreira, de seu verdadeiro nome Abigail Izquierdo Ferreira, actriz, cantora, realizadora, encenadora e compositora brasileira, nasceu em Salvador no dia 10 de Junho de 1922.
Filha de um actor brasileiro (Procópio Ferreira) e de uma bailarina espanhola (Aída Izquierdo), fez a sua estreia teatral com 24 dias de vida, na peça “Manhãs de Sol”, substituindo uma boneca que desaparecera pouco antes do início do espectáculo. Pouco tempo depois, os pais separaram-se e Bibi passou a viver com a mãe, que foi trabalhar numa companhia de teatro espanhola. O seu primeiro idioma foi portanto o castelhano até aos quatro anos. O português e o grande amor pela ópera viriam a ser adquiridos junto do pai.
De volta ao Brasil, entrou para o Corpo de Baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, onde permaneceu longo tempo, até se estrear na companhia do pai. Completou o curso secundário no Colégio Anglo-americano e aperfeiçoou os estudos de ballet em Buenos Aires, no Teatro Colón.
A sua estreia profissional no teatro teve lugar em 1941, na peça “La locandiera”. Em 1944, montou a sua própria companhia teatral, reunindo alguns dos nomes mais sonantes do teatro brasileiro. Pouco mais tarde, veio para Portugal, onde dirigiu peças durante quatro anos, com grande êxito.
Nos anos 1960 teve grande sucesso em musicais, no teatro e na televisão. Entre 1968 e 1970 apresentou na televisão o seu próprio programa “Bibi ao Vivo”.
A partir dos anos 1970 actuou e dirigiu muitos espectáculos, que foram outros tantos êxitos. Em 1983 representou “Piaf, a Vida de uma Estrela da Canção”, espectáculo recebido com entusiasmo tanto pelo público como pela crítica. Por esta actuação recebeu o Prémio Mambembe e Molière em 1984. O espectáculo, que foi apresentado em salas de várias cidades, permaneceu seis anos em cartaz e, em quatro anos, atingira já um milhão de espectadores. Esteve uma temporada em Portugal, com actores portugueses no elenco. Ainda hoje é lembrada.
Dirigiu inúmeros programas de televisão e shows de artistas da música popular brasileira, como Maria Bethânia nos anos 70 e 80.
Nos anos 1990, Bibi Ferreira reviveu vários dos seus maiores sucessos. Em 1996 recebeu o Prémio Sharp de Teatro e encenou “Roque Santeiro” em versão musical. Em 1999, dirigiu pela primeira vez uma ópera - “Carmen” de Bizet.
Em 2001, estreou no Rio de Janeiro “Bibi Vive Amália”, sobre a vida da fadista portuguesa Amália Rodrigues. Em 2007 Bibi Ferreira voltou ao teatro em “Às favas com os escrúpulos”, dirigida por Jô Soares.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...