segunda-feira, 2 de junho de 2008

EFEMÉRIDE - Ana Cristina Cruz Cesar, também conhecida por Ana C., poetisa brasileira, nasceu no Rio de Janeiro em 2 de Junho de 1952, tendo morrido na mesma cidade em 29 de Outubro de 1983. Pertencia a uma família culta da classe média, protestante, e passou quase toda a sua vida entre Niterói e Copacabana. É uma das principais poetisas da chamada “Literatura Marginal” dos anos 1970.
Os seus primeiros poemas foram feitos antes mesmo de saber escrever quando, aos quatro anos, os ditava a sua mãe para que ela os escrevesse.
Em 1969 passou um período em Londres, onde tomou contacto com a literatura inglesa. Quando regressou ao Brasil, dedicou-se a escrever e a fazer traduções, ingressando dois anos depois na Faculdade de Letras do Rio. Escreveu igualmente letras para canções e deu aulas.
Na década de 1970 iniciou a publicação de textos e poemas em colectâneas, revistas e jornais. Os seus primeiros livros foram “Cenas de Abril” e “Correspondência Completa”. Fez também pesquisas literárias e de cinema, assim como um mestrado em Comunicação. Voltou a Inglaterra em 1980, para fazer um mestrado em Tradução Literária na Universidade de Essex. De volta ao Rio, publicou “Luvas de Pelica”, que fora escrito em Inglaterra. Trabalhou ainda como jornalista e também na televisão. Nas suas obras há uma linha muito ténue entre a ficção e a autobiografia.
Suicidou-se em 1983, atirando-se da janela do apartamento dos seus pais. Poemas de Ana Cristina Cesar estão inseridos na antologia “26 poetas Hoje” de Heloísa Buarque e um poema seu foi incluído no livro “Os cem melhores poemas brasileiros do século”, Editora Objetiva - Rio de Janeiro, 2001, selecção de Ítalo Moriconi.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...