domingo, 8 de junho de 2008

EFEMÉRIDESónia Maria Campos Braga, actriz brasileira, nasceu em Maringá, no Paraná, em 8 de Junho de 1950.
Iniciou a sua carreira aos 18 anos na célebre peça teatral “Hair”, em que foi a principal actriz. Entrou em muitos filmes e fez vários trabalhos para televisão, o primeiro dos quais foi a versão brasileira do programa infantil “Vila Sésamo”. Os seus primeiros grandes êxitos foram as telenovelas “Gabriela” e “Dancin’Days”.
Ganhou fama internacional com o filme “Gabriela” (1983), adaptação para o grande ecrã do romance de Jorge Amado “Gabriela, Cravo e Canela”, o que lhe abriu as portas dos Estados Unidos da América, para onde foi viver aos 35 anos.
Actuou em vários filmes e programas de televisão, tendo participado na famosa série americana “O Sexo e a Cidade”. Posou para a revista “Playboy” em 1984 e 1985.
Em 2006 regressou ao Brasil, para participar em algumas telenovelas. Em 2007 interpretou uma das figuras da série “Donas de Casas Desesperadas”, versão brasileira de “Desperate Housewives”. Caetano Veloso fez duas canções inspiradas em Sónia Braga: “O Trem de Cores” e “Tigresa”, cantada por Gal Costa.
Fez até agora mais de trinta filmes, cerca de vinte nos Estados Unidos, e duas dezenas de trabalhos televisivos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...