terça-feira, 17 de junho de 2008

EFEMÉRIDECláudio Besserman Vianna, conhecido pelo nome artístico de Bussunda, humorista brasileiro, morreu em Vaterstetten, perto de Munique, no dia 17 de Junho de 2006, vítima de ataque cardíaco, quando realizava a cobertura do Mundial de Futebol, para o seu programa televisivo. Nascera no Rio de Janeiro em 25 de Junho de 1962.
Não se interessou muito pelos estudos, embora tenha seguido o curso de Comunicação Social da UFRJ. Costumava dizer: «Na faculdade pública, os meus pais não podiam reclamar que pagavam mensalidades e a faculdade ajudava o meu projecto de vida de não fazer nada. Não me formei, mas foram uns óptimos anos». Bussunda encontrou no humor e na alegria aquilo que realmente gostava de fazer na vida. Junto com os seus companheiros do grupo “Casseta & Planeta”, construiu uma carreira prodigiosa na Rede Globo. Além do bom humor, uma das suas fortes características era zombar do próprio facto de ser glutão, o que o levava a imitar personagens que tivessem a mesma característica.
Escreveu onze livros colectivamente, lançou três discos, encenou uma peça de teatro e protagonizou o filme “A Taça do Mundo é Nossa”. Teve ainda uma participação especial na película “Como ser solteiro” e deu voz ao personagem principal das séries infantis “ShrekI e II, na versão brasileira.
Começara a sua carreira como redactor do jornal humorístico “Casseta Popular”, quando ainda era estudante. Nos anos 80 iniciou a participação em programas de TV, primeiro como apresentador e mais tarde como redactor. “Casseta & Planeta, Urgente!”, um programa com enorme êxito, estreou-se em 1992 e prolongou-se até ao fim da sua vida. Entre muitas personalidades por ele parodiadas, salienta-se: o Presidente Lula, Ronaldo, Diego Maradona e Boris Ieltsin.
A principal avenida da Vila do Pan, no Rio de Janeiro, recebeu o nome de Cláudio Besserman Vianna, em sua homenagem. Postumamente, foi estreado o último filme em que entrou: “Seus Problemas Acabaram”…

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...