EFEMÉRIDE – Cláudio Besserman Vianna, conhecido pelo nome artístico de Bussunda, humorista brasileiro, morreu em Vaterstetten, perto de Munique, no dia 17 de Junho de 2006, vítima de ataque cardíaco, quando realizava a cobertura do Mundial de Futebol, para o seu programa televisivo. Nascera no Rio de Janeiro em 25 de Junho de 1962.
Não se interessou muito pelos estudos, embora tenha seguido o curso de Comunicação Social da UFRJ. Costumava dizer: «Na faculdade pública, os meus pais não podiam reclamar que pagavam mensalidades e a faculdade ajudava o meu projecto de vida de não fazer nada. Não me formei, mas foram uns óptimos anos». Bussunda encontrou no humor e na alegria aquilo que realmente gostava de fazer na vida. Junto com os seus companheiros do grupo “Casseta & Planeta”, construiu uma carreira prodigiosa na Rede Globo. Além do bom humor, uma das suas fortes características era zombar do próprio facto de ser glutão, o que o levava a imitar personagens que tivessem a mesma característica.
Escreveu onze livros colectivamente, lançou três discos, encenou uma peça de teatro e protagonizou o filme “A Taça do Mundo é Nossa”. Teve ainda uma participação especial na película “Como ser solteiro” e deu voz ao personagem principal das séries infantis “Shrek” I e II, na versão brasileira.
Começara a sua carreira como redactor do jornal humorístico “Casseta Popular”, quando ainda era estudante. Nos anos 80 iniciou a participação em programas de TV, primeiro como apresentador e mais tarde como redactor. “Casseta & Planeta, Urgente!”, um programa com enorme êxito, estreou-se em 1992 e prolongou-se até ao fim da sua vida. Entre muitas personalidades por ele parodiadas, salienta-se: o Presidente Lula, Ronaldo, Diego Maradona e Boris Ieltsin.
A principal avenida da Vila do Pan, no Rio de Janeiro, recebeu o nome de Cláudio Besserman Vianna, em sua homenagem. Postumamente, foi estreado o último filme em que entrou: “Seus Problemas Acabaram”…
Sem comentários:
Enviar um comentário