EFEMÉRIDE – Miguel Andresen de Sousa Tavares, advogado, jornalista, cronista, comentador e escritor português, nasceu no Porto em 25 de Junho de 1952.
Filho da conceituada poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen e do advogado Francisco Sousa Tavares, conhecido lutador antifascista durante a ditadura de Salazar, começou a sua vida profissional como advogado, passando depois a jornalista e mais tarde, simultaneamente, à escrita literária. Tem uma obra bastante diversificada: crónicas e reportagens, escreveu um livro infantil e vários contos e romances de que se destaca “Equador”, best-seller em Portugal desde 2004 e prestes a ser transformado em filme (agora em rodagem). Traduzido em várias línguas.
Colabora actualmente no semanário Expresso, no canal de televisão TVI como comentador por vezes polémico e, semanalmente, no jornal desportivo A Bola onde escreve a coluna "Nortada", em que defende os seus pontos de vista (muitas das vezes parciais) acerca sobretudo do Futebol Clube do Porto.
Entre outros livros, publicou também “Não Te Deixarei Morrer, David Crockett” e, mais recentemente (2007), “Rio das Flores”.
Ganhou um Prémio Nacional de Reportagem com um filme de 52 minutos sobre a história da colonização da Amazónia e um Prémio do Festival de Cinema e de Televisão do Rio de Janeiro.
Sem comentários:
Enviar um comentário