segunda-feira, 23 de junho de 2008

EFEMÉRIDEMichèle Mouton, corredora automobilista de ralis, primeira e, até hoje, única mulher a vencer uma etapa do Campeonato MundialWRC” (San Remo, 1981), nasceu em Grasse no dia 23 de Junho de 1951.
Em 1975 participou nas “24 Horas de Le Mans” com uma equipa feminina, ganhando a categoria “1601 - 2000 cm 3” e, em 1978, foi piloto de ensaio da Fiat.
Em 1982, após um muito bem disputado campeonato, terminou na segunda posição do WRC, vencendo as provas de Portugal, Brasil e Acrópole, pilotando um Audi Quattro.
Em 1985 foi a primeira mulher a vencer a subida de Pike's Peak, famosa corrida realizada nos Estados Unidos, Colorado, batendo todos os recordes. Em 1986 abandonou a carreira nos Ralis, após a Volta à Córsega, para se dedicar mais à vida familiar. Depois disso foi ainda figura chave na organização da “Race of Champions”, em homenagem a Henri Toivonen, e organiza anualmente a “Corrida dos Campeões Michelin”, nas ilhas Canárias, que serve de fecho a cada época.
É muito frequente ver Michèle Mouton nas diferentes etapas do Campeonato do Mundo de Ralis, uma forma que ela encontrou de mitigar a sua saudade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...