domingo, 22 de junho de 2008

EFEMÉRIDE Fred Astaire, de seu verdadeiro nome Frederick Austerlitz, actor e dançarino norte-americano, morreu em Los Angeles no dia 22 de Junho de 1987, vítima de pneumonia. Nascera em Omaha, no Nebraska, em 10 de Maio de 1899.
Nos seus filmes, Astaire conseguiu dar uma nova emoção à dança, fosse ela simples ou trágica. Sempre trajado a rigor, o seu charme tornou-se lendário.
Apresentou-se no palco pela primeira vez aos cinco anos e, juntamente com a irmã Adele, representou na Broadway em 1917, formando parceria com ela durante alguns anos até Adele se casar.
Estreou-se no cinema em 1915, fazendo uma pequena passagem e, em 1933, apareceu ao lado de Joan Crawford e Clark Gable, em Dancing Lady. Nesse mesmo ano, actuou no primeiro de uma série de dez filmes ao lado de Ginger Rogers. Os dois formavam um par impecável que se tornou célebre.
Foi estrela de vários musicais que tiveram cerca de 300 representações cada um. Em 1933 iniciou uma carreira cinematográfica sem precedentes, ao ser contratado para interpretar “Carioca” (Flying Down to Rio).
Em The Gay Divorcee (A Divorciada Alegre), Fred Astaire obteve uma percentagem sobra as receitas, coisa extremamente rara nos costumes de Hollywood. Em 1946 declarou ir abandonar o cinema, mas o público exigiu que ele voltasse com a palavra atrás no ano seguinte. Hollywood conferiu-lhe um Oscar Especial em 1950, «pela sua contribuição para a técnica dos musicais no cinema». Gravou igualmente várias emissões especiais para televisão, uma das quais ganhou nove Prémios Emmy em 1958.
Deixou de ser dançarino em 1968 para passar a interpretar papéis dramáticos. Curiosamente, fora dos estúdios não gostava de dançar e dizia que as danças de salão o enchiam de tédio. Em 1981, com oitenta e dois anos, entrou no seu último filme “O Fantasma de Milburn”.
O célebre arquitecto americano Frank O. Gehry projectou um edifício em Praga, capital da República Checa, em homenagem ao par “Fred & Ginger”. O edifício toma a forma do casal e parece mostrá-los em plena dança.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...