quarta-feira, 10 de junho de 2009

EFEMÉRIDEJoão Gilberto Prado Pereira de Oliveira, músico brasileiro, considerado o principal criador do ritmo bossa nova, nasceu em Juazeiro no dia 10 de Junho de 1931.
O pai deu-lhe um violão aos 14 anos de idade e, desde então, ele nunca mais o largou. Na década de 1940, o pequeno João Gilberto já adorava escutar Duke Ellington e Dorival Caymmi. Aos 18 anos decidiu mudar-se para Salvador com intenção de ser cantor de rádio. Em 1950 foi para o Rio de Janeiro, onde teve sucesso cantando no grupo “Garotos da Lua”. Foi excluído da banda por indisciplina e passou alguns anos numa existência marginal, mas sempre obcecado pela ideia de criar uma nova forma de se expressar com o violão. O seu esforço foi finalmente recompensado e, após conhecer Tom Jobim e um grupo de estudantes universitários de classe média, também músicos, lançaram o movimento que ficou conhecido por Bossa Nova.
O ritmo da bossa nova é uma mistura do ritmo sincopado da percussão do samba numa forma simplificada e a ao mesmo tempo sofisticada, que pode ser tocada num violão (sem acompanhamento adicional), uma técnica inventada por João Gilberto.
Por volta de 1962, a bossa nova tinha sido adoptada mesmo por músicos de jazz norte-americanos. A convite de Stan Getz, João Gilberto e Tom Jobim colaboraram naquele que se tornou um dos melhores álbuns de jazz de todos os tempos - “Getz/Gilberto”. Com este álbum, a composição de Jobim "Garota de Ipanema" tornou-se um sucesso mundial, também na sua versão em língua inglesa, cantada, entre outros, por Frank Sinatra, Nat King Cole e Ella Fitzgerald. Actualmente ela é interpretada em variadíssimas línguas e por muitos artistas de renome internacional.
João Gilberto continuou a fazer espectáculos na década de 1960, não tendo lançado porém outros trabalhos até 1968, ano em que gravou “Ela é Carioca”, durante o tempo em que residiu no México.
O disco “João Gilberto” foi lançado em 1973 e apresentou uma sensibilidade musical quase mística.
Nos anos 80, João Gilberto colaborou com Gilberto Gil, Caetano Veloso e Maria Bethânia (criadores, em fins da década de 1960, do movimento conhecido como Tropicália).
João Voz E Violão”, lançado em 2000, assinalou um retorno aos clássicos da bossa nova, como "Chega de Saudade" e "Desafinado".
Anunciada uma das suas raras tournées pelo Brasil em 2008, os ingressos foram disputados em filas infindáveis, para duas apresentações no Auditório Ibirapuera de São Paulo. Os bilhetes esgotaram-se também, em menos de uma hora, para uma apresentação no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...