segunda-feira, 8 de junho de 2009

EFEMÉRIDE - Seu Jorge, nome artístico de Jorge Mário da Silva, actor, cantor e compositor brasileiro de MPB, de Samba Pop, de Funk e de Afro Pop, nasceu em Belford Roxo no dia 8 de Junho de 1970.
Seu Jorge frequentou a escola e ajudou a mãe a tomar conta dos três irmãos mais novos. Começou a trabalhar com apenas dez anos de idade. As várias profissões que teve nunca o fizeram esquecer o sonho de se tornar músico. Desde adolescente, começou a frequentar grupos de samba cariocas, acompanhando o pai, e os bailes funks e bailes charmes da periferia. Cedo começou a profissionalizar-se, cantando à noite.
Seu Jorge é sobretudo conhecido como violonista, mas também toca outros instrumentos como por exemplo o baixo.
A morte do seu irmão Vitorio, numa chacina, desestruturou a família. Seu Jorge foi então um “sem abrigo” durante cerca de três anos. O clarinetista Paulo Moura convidou-o para fazer um casting para um musical de teatro. Foi aprovado e participou, como cantor e actor, em mais de 20 espectáculos do Teatro da Universidade do Rio de Janeiro.
Foi um dos fundadores da banda “Farofa Carioca”, que lançou o primeiro CD em 1998, com uma competente mistura de ritmos negros de várias partes do mundo, como o samba, o reggae, o jongo, o funk e o rap. A partir daí, Seu Jorge enveredou por uma carreira de êxitos e participou em vários projectos. Ele é considerado como o renovador do Samba Pop brasileiro.
Participou nos filmes “A Cidade de Deus” e “A Vida Aquática”, para o qual realizou uma boa parte da banda sonora, retomando - em português - alguns clássicos de David Bowie.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...