domingo, 28 de junho de 2009

EFEMÉRIDEMel Brooks, de seu verdadeiro nome Melvin Kaminsky, actor e cineasta norte-americano, nasceu em Nova Iorque no dia 28 de Junho de 1926.
Tem como origem uma família judia russa, radicada nos Estados Unidos. Depois de ter servido no exército, quando da Segunda Guerra Mundial, dedicou-se à comédia “standup”.
Ganhou o Oscar de Melhor Argumento Original em 1968, com o filme “Primavera para Hitler”, sendo nomeado mais duas vezes em 1974. Tornara-se muito conhecido ao produzir, em parceria com Buck Henry, a série de televisão “Get Smart”, exibida no período de 1965 a 1970.
Recebeu duas nomeações para o Globo de Ouro, na categoria de Melhor Actor - Comédia/Musical (1976 e 1977). Antes, em 1968, fora nomeado também como Melhor Argumentista.
A sua especialidade é parodiar os diversos géneros cinematográficos. Depois de satirizar os filmes de agentes secretos com o impagável “Get Smart”, a partir da década de 1970 Brooks faria o mesmo com os western, os filmes de terror, de aventura e de suspense, filmes bíblicos e de ficção de científica e mesmo com o cinema mudo.
Em 1991 fez uma tentativa de filme “sério” mas foi um fracasso, voltando ao seu estilo predilecto.
Em 2001 surgiu com a versão teatral do seu filme “The Producers” e conheceu de novo a fama ao ganhar um Prémio Grammy, doze “Tony Awards” e um “Emmy”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...