quarta-feira, 14 de outubro de 2009

EFEMÉRIDEEdward Estlin Cummings, mais conhecido como E. E. Cummings, poeta, pintor, ensaísta e dramaturgo norte-americano, nasceu em Cambridge, no Massachusetts, em 14 de Outubro de 1894. Faleceu em North Conway, Nova Hampshire, no dia 3 de Setembro de 1962.
Cummings é bastante conhecido pelo estilo inédito utilizado em muitos dos seus poemas, que incluía o uso não ortodoxo de letras maiúsculas e minúsculas, da pontuação e das regras sintáxicas. Utilizava também, muitas vezes, uma apresentação não convencional. Assinava frequentemente como “e. e. cummings”…
Apesar da afinidade de Cummings pelos estilos “avant garde” e por uma grafia não usual, muitos dos seus trabalhos são tradicionais, caso por exemplo dos sonetos. A sua poesia tem muitas vezes como tema o amor e a natureza, bem como a sátira e o relacionamento do indivíduo com as massas e com o mundo.
Publicou mais de 900 poemas, algumas peças teatrais, diversos ensaios, duas novelas e também inúmeros desenhos e pinturas. É um dos maiores poetas do século XX e um dos mais populares.
Educado no seio de uma família com alto nível de instrução, começou a escrever poesia aos dez anos. Fez os seus estudos secundários na Cambridge Latin High School, em cuja revista publicou os primeiros poemas.
De 1911 a 1916 estudou em Havard onde se licenciou em 1915, tendo feito o mestrado em Inglês e Estudos Clássicos no ano seguinte. Publicou poemas em várias revistas de Havard.
Ainda jovem, estudou grego e latim, línguas que utilizou em títulos de diversos dos seus poemas. Em 1920, os primeiros trabalhos de Cummings foram publicados numa recolha de poesia intitulada “Eight Harvard Poets”.
Em 1918 foi mobilizado para o serviço militar, servindo num regimento de infantaria. Foi depois para Paris onde ficou durante dois anos, regressando em seguida a Nova Iorque.
Durante os anos 1920 e 1930 voltou frequentemente a Paris e viajou através da Europa, onde encontrou entre outros Pablo Picasso. Em 1931 foi à União Soviética, viagem que descreveu em “Eimi”, que foi publicado dois anos mais tarde. Por esta época visitou igualmente a África do Norte e o México, trabalhando depois como ensaísta e retratista para a revista “Vanity Fair” (de 1924 a 1927).
Foi casado três vezes, a última das quais com Marion Morehouse, modelo e fotógrafa, que viveu com ele até à sua morte em 1962.
Em 1952 “Harvard” ofereceu-lhe uma cadeira de “Professor Honorário Convidado”. Cummings passou os dez últimos anos da sua vida a viajar, intervalando com as conferências para que era convidado e os Verões na sua residência em Silver Lake.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...