terça-feira, 13 de outubro de 2009

EFEMÉRIDERaymond Kopa, de seu verdadeiro nome Raymond Kopaszewski, ex-futebolista francês, nasceu em Nœux-les-Mines no dia 13 de Outubro de 1931.
Foi eleito o Melhor Jogador do Mundial de 1958 e é considerado um dos maiores jogadores da história do futebol francês.
Foi Campeão de França pelo Stade de Reims em 1953, 1955, 1960 e 1961 e Campeão Espanhol pelo Real Madrid em 1957 e 1958. Venceu as Taça Latinas de 1953 e 1957 e a Liga dos Campeões da UEFA em 1957/58/59.
Ganhou a “Bola de Ouro” em 1958, sendo o terceiro jogador a vencê-la e o primeiro francês a receber esta distinção.
Oriundo de uma modesta família de mineiros, os avós paternos tinham ido da Polónia para França em 1919, onde se instalaram numa região mineira entre Lens e Béthune.
Como a maioria dos 6 000 imigrantes polacos do pós-guerra, os pais preservaram a sua língua e uma forte fé católica, enquanto os mais jovens membros da família se tentavam integrar no modo de vida francês.
Raymond adaptava-se porém mal à escola, dizendo que era mau aluno em matemática, em história e em tudo o resto… Desde os cinco anos passava grande parte do seu tempo a jogar futebol : de manhã na escola, de tarde no jardim junto de casa e ao domingo durante os intervalos dos jogos de futebol “dos adultos”.
Aos oito anos fundou a sua primeira equipa de futebol de rua e tornou-se notado pelos seus dribles. Foi integrado na “US Nœux-les-Mines” em 1941 e foi passando por todas as categorias: cadetes, juniores e seniores (aos 16 anos). A zona em que viviam foi ocupada pelos alemães durante a II Grande Guerra Mundial. Estes requisitaram um campo de futebol para jogar. Kopa e os seus companheiros aproveitaram a ocasião para roubar uma bola aos soldados alemães. Foi a sua primeira bola de coiro.
Assinou o primeiro contrato profissional no “SCO d'Angers”, onde esteve dois anos, passando depois para o Stade de Reims. Foi a grande vedeta deste clube e foi seleccionado para equipa de França a partir de 1952. Em 1956 transferiu-se para o Real Madrid, enquanto o A.C. Milan também o cobiçava.
Na estreia defrontou os brasileiros do Vasco da Gama, ganhando por 4-2 e marcando dois golos.
Depois de várias peripécias, Kopa voltou em 1959 ao Stade de Reims, onde acabou a sua carreira em 1967. Gostava de tal modo do futebol que continuou a jogar nos veteranos. Aos 42 anos ainda recebeu um convite para jogar no Paris Saint-Germain que declinou.
Juntamente com Just Fontaine lutou pela adopção de contratos temporários para os jogadores de futebol que, até ao fim dos anos 1960, eram quase propriedade dos clubes por toda a vida, quais “escravos” da era moderna. Fundaram então o primeiro sindicato dos futebolistas franceses.
Em 1970 Kopa foi o primeiro jogador de futebol a receber a Legião de Honra (Cavaleiro). Seria mais tarde, em 2008, nomeado Oficial da Legião de Honra.
Foram publicados vários livros sobre a sua vida, alguns autobiográficos. Foi internacional francês 45 vezes, tendo marcado 18 golos e sendo capitão de equipa em seis jogos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...