EFEMÉRIDE – Emilio Giuseppe Farina, automobilista italiano e primeiro campeão mundial da Fórmula 1, nasceu em Turim no dia 30 de Outubro de 1906. Morreu em Aiguebelle, França, em 30 de Junho de 1966.
Começou a interessar-se pelo automobilismo aos dezanove anos, tendo entrado em algumas competições, mas o pai ordenou-lhe que se dedicasse prioritariamente aos estudos. Doutorou-se em Ciências Políticas.
Iniciou a sua carreira nos anos 1930, no “Grand Prix Motor Racing”, ao volante de um Maserati. Foi depois para a Alfa Romeo, como segundo piloto ao lado de Tazio Nuvolari, vencendo vários Grandes Prémios. Em 1936 ingressou na Ferrari, conquistando três títulos consecutivos de Campeão de Itália.
Quando a FIA anunciou a prova inaugural do Campeonato Mundial de Fórmula 1, Farina compôs, juntamente com Juan Manuel Fangio, Reg Parnell e Luigi Fagioli, a poderosa equipa Alfa Romeo. Farina obteve 3 vitórias nas 7 corridas disputadas nessa temporada, o que lhe valeu o título (1950). Este foi o apogeu da sua carreira, já que os melhores anos tinham sido perdidos por causa da Segunda Guerra Mundial.
Transferiu-se de novo para a Ferrari em 1952, mas a idade não perdoa e o declínio começava. Abandonou as competições em 1955.
Faleceu num acidente na estrada, quando se dirigia para Reims afim de assistir ao Grande Prémio de França de 1966.
Começou a interessar-se pelo automobilismo aos dezanove anos, tendo entrado em algumas competições, mas o pai ordenou-lhe que se dedicasse prioritariamente aos estudos. Doutorou-se em Ciências Políticas.
Iniciou a sua carreira nos anos 1930, no “Grand Prix Motor Racing”, ao volante de um Maserati. Foi depois para a Alfa Romeo, como segundo piloto ao lado de Tazio Nuvolari, vencendo vários Grandes Prémios. Em 1936 ingressou na Ferrari, conquistando três títulos consecutivos de Campeão de Itália.
Quando a FIA anunciou a prova inaugural do Campeonato Mundial de Fórmula 1, Farina compôs, juntamente com Juan Manuel Fangio, Reg Parnell e Luigi Fagioli, a poderosa equipa Alfa Romeo. Farina obteve 3 vitórias nas 7 corridas disputadas nessa temporada, o que lhe valeu o título (1950). Este foi o apogeu da sua carreira, já que os melhores anos tinham sido perdidos por causa da Segunda Guerra Mundial.
Transferiu-se de novo para a Ferrari em 1952, mas a idade não perdoa e o declínio começava. Abandonou as competições em 1955.
Faleceu num acidente na estrada, quando se dirigia para Reims afim de assistir ao Grande Prémio de França de 1966.
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