sábado, 24 de outubro de 2009

EFEMÉRIDE – Madalena Lucília Iglésias do Vale, actriz e cantora portuguesa, uma das vozes mais importantes do chamado nacional-cançonetismo que dominou a década de 1960, nasceu em Lisboa, no dia 24 de Outubro de 1939.
Estudou no Conservatório e na Escola do Canto e, com apenas 15 anos, entrou para o Centro de Preparação de Artistas da Rádio da Emissora Nacional. Em 1957 estreou-se em simultâneo na Televisão e na Rádio.
A sua carreira internacional começou em 1959, com uma actuação na Televisão Espanhola. Em 1960 recebeu os títulos de Rainha da Rádio e da Televisão.
Por intermédio da Emissora Nacional representou Portugal, em 1962, no Festival de Benidorm. Em 1964 venceu o Festival Hispano-Português de Aranda del Duero.
Estreou-se no cinema, ao lado de António Calvário, em “Uma Hora de Amor” de Augusto Fraga. Participou também no filme “Canção da Saudade” de Henrique Campos.
Venceu o Festival RTP da Canção em 1966 com “Ele e Ela”. No Festival da Eurovisão (1966) obteve grande sucesso e "El Y Ella", a versão em espanhol, foi editada em Espanha, França e Holanda.
Ainda em 1966 obteve o segundo lugar no Festival do Mediterrâneo, com a canção “Setembro”. Venceu também o Prémio da Hispanidade com "Vuelo 502".
O filme "Sarilho de Fraldas", de Constantino Esteves, onde voltou a contracenar com Calvário, teve grande sucesso e foram editados dois EPs com os respectivos temas musicais.
Em 1967 recebeu o Prémio da Casa da Imprensa respeitante ao ano anterior. Gravou vários EPs e, em 1968, esteve no Festival do Rio de Janeiro, interpretando “Poema da vida”. Actuou com grande êxito noutros países como Argentina, Canadá e Estados Unidos. Em França teve direito a fotografia e três colunas no jornal “Le fígaro”.
Casou-se em 1972, abandonando a carreira artística e indo viver para a Venezuela. Grávida de oito meses, ainda fez um programa no Canal 4 da Televisão Venezuelana, mas deixou de actuar até os seus filhos terem cinco anos de idade. Depois, actuou esporadicamente na Televisão Venezuelana.
Em 1987 mudou-se para Barcelona, onde vive desde então. Em 1994, a editora Movieplay editou uma compilação das suas canções, na série “O Melhor dos Melhores”. Em 2008 foi publicada a sua fotobiografia.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...