quarta-feira, 28 de outubro de 2009

EFEMÉRIDE Eros Luciano Walter Ramazzotti Molina, cantor e músico italiano, considerado como um dos maiores cantores da primeira metade dos anos 1980 até ao começo deste milénio, nasceu em Roma no dia 28 de Outubro de 1963. Já vendeu mais de cinquenta milhões de discos através do mundo.
Desde cedo revelou uma paixão instintiva pela música, sobretudo com piano e guitarra. Aos 8 anos, recebeu a sua primeira guitarra das mãos do pai, ele próprio cantor com algum sucesso em Itália. Aos 18 anos, e já depois de ter decidido abandonar os estudos e tornar-se músico profissional, participou no concurso Voci Nuove di Castrocaro com a canção "Rock 80". Não venceu o concurso, mas chamou a atenção da editora italiana DDD, com a qual assinou o seu primeiro contrato discográfico.
Em 1982 estreou-se a gravar com o single "Ad Un Amico", ao mesmo tempo que desenvolvia o talento com o seu instrumento de eleição, a guitarra. Em 1984, venceu o Festival de Sanremo na secção de "Novas Vozes" com a balada "Terra Promessa". Em 1986, foi o vencedor absoluto do mesmo certame com o tema "Adesso Tu", confirmando uma popularidade crescente, não só em Itália, mas também nalguns países da Europa.
Seguiu-se “In Certi Momenti” de 1987, que o consagrou no mercado europeu. A digressão que se seguiu fez dele o primeiro artista italiano a actuar perante mais de um milhão de espectadores ao longo de cerca de nove meses.
Após dois anos afastado dos palcos, lançou em 1990 “In Ogni Senso”. A longa digressão que se seguiu teve como resultado uma gravação ao vivo (“Eros in Concert”, 1991). “In Ogni Senso” proporcionou-lhe ainda o primeiro concerto nos EUA, no Radio City Music Hall de Nova Iorque cuja lotação esgotou.
O ano de 1993 marcou a definitiva afirmação mundial do cantor, com a edição de “Tutte Storie”, trabalho que atingiu o topo da maioria das tabelas de vendas europeias. Durante o Verão de 1995, participou no “Summer Festival”, um festival musical que levou a sete estádios europeus artistas como Rod Stewart, Elton John e Joe Cocker, entre outros.
Em 1996, lançou “Dove C'è Musica”, o seu oitavo LP e o primeiro inteiramente produzido por si. Vendeu mais de sete milhões de cópias em todo o mundo e proporcionou-lhe o prémio “MTV Europe para Melhor Artista Italiano”. No ano seguinte, lançou a colectânea dos seus maiores êxitos, intitulada “Eros”, álbum que contou com os duetos "Musica È?" e "Cose Della Vita/Can't Stop Loving You" respectivamente com Andrea Bocelli e Tina Turner.
Em Maio de 1998, participou no evento “Pavarotti and Friends”. Após a edição, em Outubro, da gravação ao vivo “Eros Live”, Ramazotti foi galardoado em Hamburgo com o prémio “Echo” na categoria de “Melhor Artista Masculino Internacional”. Em 2000, Eros Ramazzotti regressou com um álbum de originais. No mesmo ano, colaborou, como produtor e co-autor, no álbum de Gianni Morandi “Come Fa Bene L'amore”.
Em Julho de 2001 actuou em Lisboa, num concerto integrado na digressão promocional de “Stilelibero”. Em 2003 realizou um dueto com a brasileira Wanessa Camargo, no programa “Domingão do Faustão” da Rede Globo.
Publicou o seu último álbum (“Ali E Radici”) já em 2009.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...