sexta-feira, 9 de outubro de 2009

EFEMÉRIDEJohn Winston “Ono” Lennon, músico, autor-compositor, cantor, guitarrista, pianista e pacifista britânico, considerado um dos maiores ícones do século XX, nasceu em Liverpool no dia 9 de Outubro de 1940. Foi assassinado em Nova Iorque, em 8 de Dezembro de 1980.
John Lennon ganhou notoriedade mundial como um dos integrantes do grupo de rock britânico The Beatles. Em 1968, apaixonou-se pela artista plástica japonesa Yoko Ono, que se tornou na pessoa mais importante da sua vida e da sua carreira. Em 1970, os Beatles chegaram ao fim e, a partir de então, John dedicou-se a uma carreira a solo.
Afastado da música desde 1975, para se dedicar mais a família desde o nascimento de filho, John só voltou aos estúdios em 1980 para gravar um novo álbum. Era como que um recomeço. Porém, em 8 de Dezembro desse ano, John foi assassinado em Nova York, quando voltava do estúdio de gravações juntamente com a mulher.
Entre as composições mais notáveis de John Lennon estão "All You Need Is Love" enquanto fazia parte dos Beatles e "Imagine" na carreira a solo.
Em 2002, John Lennon ficou em oitavo lugar numa pesquisa feita pela BBC para escolher os 100 britânicos mais importantes de todos os tempos.
John estudou na Dovedale County Primary School até passar no exame Eleven-Plus. De 1952 a 1957, estudou na Quarry Bank Grammar School em Liverpool, onde ficou conhecido pelos seus desenhos e pelas suas mímicas. Nessa escola, em 1956, fundou uma banda de rock chamada The Quarrymen, que daria origem aos Beatles.
John era um aluno problemático na escola, mas mesmo assim foi aceite no Liverpool College of Art.
No dia 9 de Novembro de 1961, Brian Epstein viu os Beatles pela primeira vez a tocar no Cavern Club e assinou um contrato para ser seu agente. A constituição dos Beatles era: John Lennon (guitarra), Paul McCartney (baixo), George Harrison (guitarra) e Ringo Starr (bateria). Em Outubro de 1962, os Beatles lançaram o seu primeiro disco com a música "Love me Do". Em 1963, em apenas um dia, gravaram o primeiro álbum “Please Please Me”. Não demorou muito para os Beatles se tornarem um grande sucesso na Inglaterra e posteriormente nos Estados Unidos. Iniciava-se a beatlemania.
Na primeira fase do grupo, John era responsável pela maioria das composições, sendo evidente a sua liderança. Compôs algumas músicas mais intimistas, influenciado por Bob Dylan. Durante a segunda fase dos Beatles, John revelou-se também um grande letrista.
Em 1966 John declarou que os Beatles eram mais populares que Jesus Cristo. A declaração foi mal recebida e John pediu desculpas.
Devido à morte do empresário dos Beatles, Brian Epstein, em 1967, Paul começou a tomar o controlo total da banda. O fracasso financeiro da Apple Corps, empresa criada pelo grupo, a presença constante de Yoko Ono nos estúdios de gravação e a procura conflituosa de um novo empresário, fizeram com que sobretudo John e Paul tomassem lados opostos. Durante as gravações o clima estava cada vez mais tenso. Em 1970, Paul McCartney anunciou o fim dos Beatles.
Durante os últimos anos da banda, John e Yoko tinham-se tornado inseparáveis. Apareceram juntos numa gravação dos Rolling Stones e protestaram juntos contra a guerra do Vietname. Em 1969 casaram-se em Gibraltar.
Em 1971 John atingiu grande sucesso com o álbum “Imagine”, que se tornou o hino da paz, no mundo inteiro, e foi campeão de vendas na América e na Inglaterra.
Na noite de 8 de Dezembro de 1980, quando voltava para o apartamento onde morava em Nova Iorque, John foi abordado por Mark David Chapman, um rapaz que durante o dia lhe pedira um autógrafo num LPDouble Fantasy”. O rapaz era um fã dos Beatles e de John, mas disparou vários tiros sobre Lennon com um revólver calibre 38. A polícia chegou minutos depois e levou John na própria viatura para o hospital. O assassino permaneceu no local até ser preso. John morreu após perder cerca de 80% do seu sangue. O assassino foi condenado a prisão perpétua e até hoje tem sido mantido numa cela separada de outros presos, devido às ameaças de morte que recebe.
Yoko Ono tem administrado tudo o que se refere a John Lennon: as suas canções em carreira a solo, os seus vídeos e os seus filmes.
Em 2002 o aeroporto de Liverpool, renovado, foi rebaptizado John Lennon Airport. A sua estátua em bronze está instalada no hall do check-in.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...