sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

EFEMÉRIDECristiano Ronaldo dos Santos Aveiro, futebolista português actualmente no Real Madrid, nasceu em Santo António do Funchal no dia 5 de Fevereiro de 1985.
Começou a jogar aos oito anos nos juvenis do “Andorinha”, em 1995 foi para o “Nacional” e o seu sucesso levou-o a ingressar no Sporting dois anos mais tarde. Quando tinha quinze anos, foi-lhe diagnosticado um problema no coração, o que poderia tê-lo forçado a abandonar o futebol. O Sporting informou a mãe de Cristiano Ronaldo do problema, a qual, ciente dos riscos, lhe deu autorização para ir ao hospital. Aí, foi submetido a uma operação, na qual a área do coração que lhe estava a causar o problema foi cauterizada a laser. A cirurgia foi realizada no período da manhã e Cristiano Ronaldo recebeu alta do hospital no final da tarde, retomando os treinos dias depois.
O talento precoce de C. Ronaldo chamou a atenção de Sir Alex Ferguson, técnico do Manchester United e, em 2003, com apenas dezoito anos, assinou um contrato com o clube inglês, que pagou cerca de 18 milhões de euros ao Sporting. Logo na temporada seguinte, Ronaldo ganhou o seu primeiro título com o Manchester, a Taça de Inglaterra e chegou à final do Campeonato Europeu de Futebol de 2004 com a selecção portuguesa.
Em 2008 Cristiano Ronaldo conquistou a Liga dos Campeões com o Manchester United. Além de ter sido nomeado o Melhor Jogador do Mundo pela FIFA, tornou-se no primeiro jogador do Manchester a ganhar a Bola de Ouro em 40 anos, após George Best. Foi o primeiro jogador a ganhar o recente “Prémio FIFA Ferenc Puskás” em 2009, atribuído ao melhor golo do ano.
No ano de 2005 o pai morreu e, em 2007, com 22 anos, lançou uma biografia intitulada “Momentos”, onde fala de sua vida pessoal e dos seus amores. Cristiano já teve inúmeros relacionamentos, incluindo casos com a actriz indiana Bipasha Basu e com a americana Paris Hilton. Namorou também com a modelo e apresentadora portuguesa Merche Romero e com as espanholas Núria Bermúdez e Nereida Gallardo.
Em Dezembro de 2009 lançou, juntamente com o Real Madrid, a biografia “Sueños cumplidos”.
Em Janeiro de 2010, era o desportista mundial mais popular na rede social Facebook, com mais de três milhões de fãs.
Ganhou no Manchester United vários títulos invejáveis para qualquer jogador, como a Premier League de 2006-07, 2007-08 e 2008-09, a Liga dos Campeões 2007-2008, o Mundial de Clubes da FIFA de 2008, além de uma Taça da Inglaterra (2004), duas Taças da Liga Inglesa (2006 e 2009) e duas Super-taças da Inglaterra (2007 e 2008). Em 2008, Cristiano Ronaldo tornou-se o segundo jogador a conquistar, na mesma temporada, o prémio de Melhor Jogador do Mundo da FIFA, a Bota de Ouro e a Bola de Ouro, da revista “France Football”, um feito só conseguido pelo brasileiro Ronaldo em 1997.
Em Junho de 2009, o Manchester United autorizou que o jogador e o Real Madrid discutissem pormenores de um contrato, uma vez que tinha aceite a proposta de compra do clube espanhol (94 milhões de euros). O jogador tornou-se, deste modo, a mais cara contratação da história do futebol mundial até ao momento. Foi apresentado aos Madrilenos numa cerimónia que reuniu mais de 80 000 espectadores, o que constitui também um recorde mundial.
Foi convocado pela primeira vez para a Selecção Portuguesa de Futebol frente ao Cazaquistão, jogo que Portugal venceu por 1 - 0 . No Euro 2004, realizado em Portugal, marcou o seu primeiro golo pela Selecção, frente à Grécia, na fase de grupos. Neste mesmo ano, representou Portugal nas Olimpíadas.
Nos Mundiais de 2006, na fase de qualificação, foi o segundo melhor marcador na zona europeia, com sete golos. Foi considerado um dos melhores jogadores jovens deste Campeonato, em que Portugal se classificou em 4º lugar, à frente de selecções como as do Brasil, Argentina, Inglaterra, Holanda, e Espanha.
Depois do Euro 2008, Ronaldo foi nomeado capitão da Selecção Portuguesa. Já representou Portugal em 62 jogos, tendo marcado 22 golos.
Cristiano Ronaldo é o jogador de futebol mais rápido do mundo. Segundo um estudo alemão realizado em 2009, pode atingir a velocidade de 33,6 km/h.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...