domingo, 21 de fevereiro de 2010

EFEMÉRIDEMargot Fonteyn, de seu verdadeiro nome Margaret Hookham, famosa bailarina inglesa, faleceu no Panamá em 21 de Fevereiro de 1991. Nascera em Reigate, no Surrey, em 18 de Maio de 1919.
Era filha de pai inglês e de mãe irlandesa, e neta do industrial brasileiro António Fontes. No começo da sua carreira, Margaret transformou “Fontes” em Fonteyn e “Margaret” em Margot.
Em 1931 entrou para a escola de ballet do Sadler's Wells, continuando a sua formação na Royal Ballet School de Londres. Tinha qualidades excepcionais e umas proporções físicas perfeitas. Em 1935 tornou-se “primeira bailarina” com dezasseis anos apenas. Em “A bela adormecida”, Margot interpretou a Princesa Aurora, conduzindo o futuro “Royal Ballet” a um período de glória e à sua primeira e brilhante temporada em Nova Iorque (1949). Juntamente com Robert Helpmann, fez tournées que duravam vários anos.
Nas décadas 1960/70, Margot Fonteyn foi a parceira favorita do bailarino soviético Rudolf Nureyev, vinte anos mais jovem do que ela. O par foi idolatrado pelo público e pela crítica até Margot se reformar em 1979, com 60 anos de idade. Fizeram juntos a versão filmada do “Lago dos Cisnes”.
Em 1955 casara-se com o diplomata sul-americano Roberto Arias, que ficou paralítico após sofrer um atentado em 1964. Depois de se afastar dos palcos, dedicou-se ao marido até à morte dele, em 1989, vivendo na sua fazenda no Panamá.
Antes de morrer, Margot Fonteyn foi homenageada, como “a grande dama do ballet do século XX”. O hall principal do edifício de estudantes da Universidade de Durham, no nordeste da Inglaterra, tem o seu nome.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...