sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

EFEMÉRIDESandie Shaw, de seu verdadeiro nome Sandra Goodrich, cantora britânica, nasceu em Dagenham no dia 26 de Fevereiro de 1947.
Foi uma das cantoras mais populares dos anos 1960. Tornou-se famosa em toda a Europa, por ter vencido o Festival da Eurovisão (1967) com a canção “Puppet on a string”. Teve um princípio de carreira cheio de sucessos, alcançando três primeiros lugares no top britânico das canções.
A grande originalidade desta artista era cantar descalça o que, segundo ela, lhe permitia estar mais à vontade e sentir melhor a “atmosfera das canções”.
Gravou discos também em italiano, francês e alemão e tornou-se muito popular na Europa, na América do Sul e no Irão (antes da revolução).
Em 1972 a sua estrela de cantora começou a empalidecer. Deixou de gravar e lançou-se noutros projectos. Escreveu uma comédia musical rock, compôs, trabalhou como actriz e escreveu e pintou livros para crianças. Converteu-se ao budismo, divorciou-se e atravessou um período de “vacas magras”, chegando a trabalhar como empregada de mesa.
Em 1982 casou-se com Nik Powell, co-fundador do grupo “Virgin” e presidente da “European Film Academy”. Convidada por Morrissey, ex-vocalista dos “The Smiths”, cantou “Hand in Glove” (1985), música famosa do grupo de Manchester. Voltou então a aparecer nos “hit parade” britânicos.
Em 1988 publicou novo álbum de sucesso (“Hello Angel”) e, três anos mais tarde, escreveu a sua autobiografia “O Mundo a Meus Pés”.
Com mais de quarenta anos, ingressou na Universidade de Oxford, licenciando-se como psicoterapeuta em 1994. Em 2005 lançou o álbum “O Melhor de Sandie Shaw”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...