EFEMÉRIDE – Oleg Konstantinovich Antonov, construtor de aviões soviético, nasceu em Troïtsi, em 7 de Fevereiro de 1906. Morreu em Moscovo no dia 4 de Abril de 1984.
Entre os aviões que projectou, destacam-se o An-2 e o Antonov A-7. Fundou a Companhia Antonov, criadora do An-225.
Depois de ter finalizado os estudos em 1930 na Universidade Politécnica de Leninegrado, trabalhou até 1938 como chefe do gabinete projectista de uma empresa de construção de planadores. Consagrou-se em seguida, juntamente com outros engenheiros, ao desenvolvimento de planadores pesados para o transporte de carga.
A partir de 1946, em Kiev, concebeu na fábrica que tem o seu nome, diversos aviões que ficaram lendários no Leste Europeu, nomeadamente o An-2, biplano de transporte de passageiros e carga apelidado de “Anna” ou “Tractor dos Ares”, que foi fabricado em mais de 15 000 exemplares a partir de 1947.
De citar igualmente: vários turbo-propulsores, como o “médio-curso” An-10 Ukraina (1957), o An-22 Antæus (1969), que foi no seu tempo um dos maiores aviões do Mundo, e o An-124 Ruslan (1982). O An-225 Mrya (1988) foi já concebido após o seu falecimento.
Como recompensa pela sua obra, Oleg Antonov foi galardoado três vezes com a Ordem de Lenine e nomeado Herói do Trabalho Socialista. O Banco Nacional da Ucrânia emitiu, em 2006, uma moeda para comemorar o centenário do seu nascimento.
Entre os aviões que projectou, destacam-se o An-2 e o Antonov A-7. Fundou a Companhia Antonov, criadora do An-225.
Depois de ter finalizado os estudos em 1930 na Universidade Politécnica de Leninegrado, trabalhou até 1938 como chefe do gabinete projectista de uma empresa de construção de planadores. Consagrou-se em seguida, juntamente com outros engenheiros, ao desenvolvimento de planadores pesados para o transporte de carga.
A partir de 1946, em Kiev, concebeu na fábrica que tem o seu nome, diversos aviões que ficaram lendários no Leste Europeu, nomeadamente o An-2, biplano de transporte de passageiros e carga apelidado de “Anna” ou “Tractor dos Ares”, que foi fabricado em mais de 15 000 exemplares a partir de 1947.
De citar igualmente: vários turbo-propulsores, como o “médio-curso” An-10 Ukraina (1957), o An-22 Antæus (1969), que foi no seu tempo um dos maiores aviões do Mundo, e o An-124 Ruslan (1982). O An-225 Mrya (1988) foi já concebido após o seu falecimento.
Como recompensa pela sua obra, Oleg Antonov foi galardoado três vezes com a Ordem de Lenine e nomeado Herói do Trabalho Socialista. O Banco Nacional da Ucrânia emitiu, em 2006, uma moeda para comemorar o centenário do seu nascimento.
Sem comentários:
Enviar um comentário