EFEMÉRIDE – Francesco Cavalli, de seu verdadeiro nome Pietro Francesco Caletti-Bruni, compositor e organista italiano do início do período barroco, nasceu em Crema, na Lombardia, em 14 de Fevereiro de 1602. Morreu em Veneza no dia 14 de Janeiro de 1676.
O nome porque ficou conhecido foi inspirado no apelido do seu mecenas, um nobre veneziano. Foi também cantor, tendo entrado para o coro da Basílica de São Marcos em 1616, sob a direcção de Monteverdi. Tornou-se depois 2º organista em 1639, 1º organista em 1665 e mestre de capela em 1668. A morte de Monteverdi fez com que Cavalli assumisse a liderança dos compositores e músicos de Veneza.
Foi compositor de música sacra, perdida na sua maior parte. Com o incremento da ópera, escreveu – a partir de 1639 – cerca de quarenta peças de grande sucesso, como “Equisto”, “Giasone”, “Xerxes” e “Erismena”, que foram encenadas em toda a Itália. Foi convidado para espectáculos em Paris (1660 e 1662). Ao contrário das primeiras óperas académicas, as de Cavalli tinham um ritmo mais ágil e eram cómicas, explorando o contraste entre o recitativo e a ária. Ele é provavelmente o compositor mais importante da sua geração, no que respeita a óperas públicas.
Sem comentários:
Enviar um comentário