quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012




EFEMÉRIDERui Pedro dos Santos Patrício, futebolista português, actual guarda-redes do Sporting Clube de Portugal, nasceu em Marrazes no dia 15 de Fevereiro de 1988. É apontado como uma grande promessa do futebol português.


Começou a carreira no Sport Clube Leiria e Marrazes e fez a sua estreia como profissional na Primeira Liga, em Novembro de 2006, na vitória do Sporting contra o Marítimo, em que defendeu uma grande penalidade a 15 minutos do fim, segurando assim a vitória da sua nova equipa.


Rui Patrício foi presença assídua nas selecções nacionais jovens, contando com internacionalizações nos escalões sub-18, sub-19 e sub-20. No Mundial de sub-20, que teve lugar no Canadá em 2007, cotou-se como um dos melhores jogadores da selecção portuguesa.


Voltou à titularidade no Sporting em Novembro de 2007, frente ao Leixões, para três dias depois se estrear na Liga dos Campeões, com uma sólida exibição em Old Trafford, contra o Manchester United.


No jogo de qualificação da Liga dos Campeões da UEFA de 2009/10, contra o FC Twente, o Sporting perdia por 0-1 aos 94 minutos de jogo, após um empate 0-0 na primeira-mão. Patrício correu para o meio campo do adversário quando da marcação de um canto e saltou para cabecear a bola juntamente com Rukavytsya. Os dois jogadores pareciam poder tocar a bola e Patrício atrapalhou de tal modo o adversário que este acabou por fazer um auto-golo, ficando assim o Sporting qualificado para a fase seguinte (Play off).


Vários clubes europeus demonstraram interesse nele, nomeadamente o Manchester United. Este interesse pareceu confirmado, pelo facto de ter desencadeado no Sporting a vontade de aumentar a sua cláusula de rescisão em 10 milhões de euros. Para além do mítico Manchester, também o Arsenal, o Roma, o Milão, a Juventus e o Atlético de Madrid andaram na peugada do jovem jogador, agora com 24 anos. Em Janeiro de 2012, Rui Patrício foi considerado o melhor guarda-redes da Europa pelo site espanhol “20 minutos”, ficando à frente de Casillas, Petr Cech e Buffon.


Conquistou as Taças de Portugal e as Super Taças de Portugal de 2007 e 2008, ao serviço do Sporting.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...