EFEMÉRIDE – Mia Farrow, de seu verdadeiro nome Maria de Lourdes Villiers Farrow, manequim, cantora e actriz norte-americana, nasceu em Los Angeles no dia 9 de Fevereiro de 1945.
É filha da actriz Maureen O'Sullivan, muito popular pelos filmes do Tarzan, juntamente com Johnny Weissmuller.
Teve uma relação de doze anos com Woody Allen e actuou em vários de seus filmes. Antes, fora casada com Frank Sinatra, apesar de terem 29 anos de diferença de idades, e com um maestro alemão. Tem 14 filhos, nove sendo de adopção. Separou-se de Woody Allen, depois de ter descoberto o seu envolvimento com uma das suas filhas adoptivas (Soon-Yi).
Ficou conhecida a partir da sua interpretação em “Rosemary’s Baby”, de Roman Polanski (1968). Foi nomeada várias vezes para os Globos Ouro de Melhor Actriz, tendo vencido num deles. Foi a primeira actriz americana a ser aceite como membro da prestigiada Royal Shakespeare Company, sediada em Londres. Interpretou cerca de quarenta filmes.
Tem uma autobiografia intitulada “What Falls Away”. Conheceu o famoso pintor Salvador Dalí com quem manteve uma grande amizade. É igualmente bastante apreciada pelas suas acções humanitárias, sendo embaixadora da Unicef e defensora dos direitos das crianças, recolhendo fundos e ocupando-se de crianças das regiões em estado de guerra. Em 2007, ofereceu-se para trocar a sua liberdade em favor de um chefe rebelde do Darfur hospitalizado num hospital das Nações Unidas, que estava receoso de deixar o hospital com medo das represálias.
Em 2008, foi citada pela revista norte-americana “Time” como uma das personalidades mais influentes do planeta. Em 2009, o Tribunal Penal Internacional emitiu um mandato de captura contra o Presidente do Sudão Omar al-Bashir, o que provocou a expulsão de treze missões humanitárias. Mia Farrow entrou então em greve de fome, bebendo exclusivamente água, mas foi obrigada a pôr fim ao jejum, doze dias depois, a conselho dos médicos.
Vive actualmente entre a sua residência em Nova Iorque, no Soho, e uma propriedade em Bridgewater (Connecticut).
Sem comentários:
Enviar um comentário