EFEMÉRIDE – Colin Luther Powell, general e homem político norte-americano, nasceu em Harlem, Nova Iorque, no dia 5 de Abril de 1937.
Tem por origem uma família de imigrantes jamaicanos e antepassados africanos, escoceses e irlandeses. Cumpriu duas comissões de serviço na Guerra do Vietname.
Em 1972 assumiu o primeiro cargo de natureza política, fazendo parte da equipa de funcionários da Casa Branca. Posteriormente, desempenhou diversas funções de comando no Pentágono.
Em 1987 passou a fazer parte do Conselho Nacional de Segurança dos Estados Unidos e tornou-se assessor do presidente Reagan para os assuntos de segurança nacional.
Em 1990, o presidente George Bush nomeou Powell para o cargo de Chefe do Estado-Maior Conjunto, o mais alto posto militar do país.
Em Dezembro de 1989, participou no derrube e captura do ditador do Panamá Manuel Noriega. Participou igualmente na operação Tempestade no Deserto durante a Guerra do Golfo (1990/1991).
Retirou-se da vida militar em 1993. Depois disso, dedicou-se a escrever e a fazer conferências e contactos políticos. Foi frequentemente apontado para futuro candidato à presidência, como independente ou com o apoio do Partido Republicano, no qual, aliás, nunca esteve filiado.
Publicou em 1995 a sua autobiografia “My American Journey”, que foi um grande êxito de vendas.
Em Dezembro de 2000, foi nomeado Secretário de Estado da América, sendo um elemento chave no governo de George W. Bush na luta contra o terrorismo, especialmente após os atentados de 11 de Setembro de 2001.
Pediu a demissão em 2004, sendo substituído por Condoleezza Rice. Em Outubro de 2008, a quinze dias das eleições presidenciais, confirmou publicamente o seu apoio à candidatura democrata de Barack Obama.
Sem comentários:
Enviar um comentário