sexta-feira, 6 de abril de 2012

EFEMÉRIDE Donald Wills Douglas, industrial e construtor de aviões norte-americano, nasceu em Brooklyn, Nova Iorque, no dia 6 de Abril de 1892. Morreu em Palm Springs, em 1 de Fevereiro de 1981. As suas cinzas foram dispersas no Oceano Pacífico, de acordo com os seus desejos.
De família aristocrática, iniciou os estudos na Trinity Chapel School, em Nova Iorque. Começou por se sentir fascinado por navios, entrando para a Academia Naval de Annapolis, no Maryland. Foi ali que descobriu os aeroplanos e tomou conhecimento da abertura de cursos de Engenharia Aeronáutica no Massachusetts Institute of Technology. Decidiu inscrever-se, completando o bacharelato em apenas dois anos. Foi contratado pelo próprio MIT, como professor assistente em aeronáutica.
Trabalhou depois para a US Air Army, que deixou posteriormente para ingressar na Glenn L. Martin Company, em Los Angeles, onde foi engenheiro-chefe do projecto Martin Bomber 1. Foi este o primeiro bombardeiro concebido e construído especialmente para a US Air Army. Antes da Primeira Guerra Mundial, todos os bombardeiros eram oriundos de construtores estrangeiros, sobretudo franceses e ingleses.
Em 1921, fundou a Douglas Aircraft Company que, mais tarde, se transformaria na McDonnell Douglas. Lançou os lendários aviões DC, participando activamente no desenvolvimento da aviação comercial e fornecendo aviões para a US Navy e USAF até ao fim dos anos 1960. Foi Presidente Honorário da Douglas até à data da sua morte, ocorrida aos 88 anos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muito mais...