quinta-feira, 19 de abril de 2012

EFEMÉRIDEPaloma Picasso, criadora de moda e mulher de negócios franco-espanhola, nasceu em Vallauris, França, no dia 19 de Abril de 1949. É a filha mais nova de Pablo Picasso.
Paloma significa “pomba” em espanhol e foi este o símbolo que Picasso concebeu para a Conferência Internacional de Paz, que se realizou em Paris justamente no ano em que ela nasceu. Paloma Picasso foi também representada em várias obras do pai, entre as quais se destacam “Paloma em Azul” e “Paloma com Laranja”.
Paloma começou a sua carreira de designer de jóias em 1968. Alguns colares que criou atraíram a atenção dos críticos e ela resolveu inscrever-se num curso de joalharia. Yves Saint Laurent convidou-a por essa época para criar alguns acessórios destinados a uma das suas colecções. Em 1971, trabalhou para a empresa grega de jóias Zolotas.
Em 1974, abriu um parêntesis na sua vida de designer, para fazer uma interpretação notável no filme erótico “Os Contos Imorais” do realizador polaco Walerian Borowczyk.
Projectou jóias para o dramaturgo e realizador Rafael López-Sánchez, que viria mais tarde a ser seu marido. Em 1980, começou a criar jóias para a famosa casa Tiffany & Co. de Nova Iorque. Foi depois diversificando o seu trabalho noutras áreas. Em 1984, quando se interessou pela perfumaria, criou para a L’Oréal o seu grande sucesso mundial, o perfume “Paloma”.
Actualmente, tem uma importante linha de cosméticos, que inclui loções para o corpo, pós, gels, sabonetes e perfumes. Vive em Lausanne na Suíça.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...