domingo, 8 de abril de 2012

EFEMÉRIDEMaría Félix, actriz mexicana, nasceu em Álamos no dia 8 de Abril de 1914. Morreu na cidade do México em 8 de Abril de 2002, no dia em que completava 88 anos. O seu ano de nascimento era aliás controverso (1910 ou 1914?), mas foi tomado como verdadeiro o ano indicado no elogio fúnebre publicado no “New York Times”, embora sem qualquer prova. No fim da sua carreira, era respeitosamente conhecida por “La Donna”.
Com pai de origem yaqui e mãe de origem espanhola, foi educada num convento em Pico Heights, na Califórnia.
Entre 1942 e 1971 protagonizou 47 filmes, no México, em França e na Itália. Nunca se notabilizou nos Estados Unidos, tendo-se recusado a fazer pequenos papéis e perdido mesmo, por razões de planeamento, o papel de Pearl Chavez em “Duelo ao Sol”, uma personagem prevista justamente para ela.
Foi casada quatro vezes, com três mexicanos e um francês, tendo tido ainda uma relação com o pintor muralista Diego Rivera, que chegou a querer deixar Frida Kahlo para a esposar.
Foi proprietária em França de vários cavalos de corrida, que venceram numerosos prémios na década de 1970. Recebeu a Ordem das Artes e das Letras Francesas em 1996.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...