sábado, 24 de novembro de 2012

EFEMÉRIDECarlo Collodi, de seu verdadeiro nome Carlo Lorenzini, jornalista e escritor italiano, famoso por ser o autor das “Aventuras de Pinóquio”, nasceu em Florença no dia 24 de Novembro de 1826. Morreu na mesma cidade, em 26 de Outubro de 1890.
Membro da maçonaria, iniciou a sua carreira colaborando na feitura do catálogo de uma livraria florentina. Tornou-se depois um jornalista de sucesso, escrevendo sobretudo em jornais humorísticos de toda a Itália. Fundou um periódico, que foi fechado pela censura em 1848.
Voluntário na Guerra de Independência Italiana entre 1848 e 1860, antes tinha sido comediante. Em 1856, adoptou o pseudónimo “Carlo Collodi”, nome porque ficou conhecido, em homenagem a sua mãe que nascera numa aldeia toscana com aquele nome.
Publicou as obras “Gli amici di casa” e “Un romanzo in vapore. Da Firenze a Livorno. Guida storico-hgumoristica”, por volta de 1856. O seu primeiro livro infantil foi editado em 1876 e intitulava-se “Racconti delle fate”, uma adaptação de francês para italiano dos “Contos” de Charles Perrault. No ano seguinte, escreveu “Giannettino” e, em 1878, “Minuzzolo”.
Em 1881, iniciou a publicação do “Giornale per i bambini”, primeiro periódico italiano destinado ao público infantil. Foi ali que, em curtos capítulos, publicou “Storia di un burattino”, primeiro título das “Aventuras de Pinóquio”, a sua obra-prima. Escreveu ainda outros contos, como “Storie allegre” em 1887, mas nenhum deles alcançou o mesmo êxito.
Pinóquio é um personagem que quase eclipsou o seu criador. Com efeito, se bem que o “narigudo” seja um dos mais famosos personagens da literatura infantil, conhecido em todo o mundo, tendo entrado mesmo na linguagem comum como símbolo dos mentirosos, poucos são os que conhecem o nome do autor das suas aventuras.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...