sábado, 10 de novembro de 2012

EFEMÉRIDEEnnio Morricone, compositor, arranjador e maestro italiano, nasceu em Roma no dia 10 de Novembro de 1928. Ao longo da sua carreira, foi responsável pela composição e arranjo musical de mais de 500 filmes e programas de televisão, tendo vendido para cima de 50 milhões de discos. 
Licenciou-se na Academia Nacional de Santa Cecília de Roma, obtendo o diploma de Trompete em 1940. Diplomou-se em Composição, Instrumentação e Direcção de Orquestra em 1954.
Escreveu a sua primeira obra clássica em 1957, mas os benefícios eram muito pequenos para lhe permitir viver apenas da música. Foi contratado pela RAI, mas demitiu-se no primeiro dia em que ali trabalhou. Sem abandonar a música clássica, voltou-se para a música mais popular fazendo numerosos arranjos para a televisão e também algumas canções. Estes trabalhos fizeram com que se tornasse conhecido e fosse apreciado por diversos artistas, incluindo realizadores que começaram a pedir a sua colaboração a partir de 1960.
Compôs música para filmes de muitos realizadores, entre os quais Bernardo Bertolucci e Pier Paolo Pasolini. Foi no entanto com Sergio Leone e a partição “Por um Punhado de Dólares” que alcançou fama internacional e o reconhecimento quase imediato dos seus pares. Vários sucessos discográficos acompanharam muitas das suas obras.
Músico infatigável e eclético, o seu estilo alia misticismo, sensibilidade, poesia, força e lirismo. A partir de 2001, abrandou a sua actividade no cinema e retomou a direcção de orquestras. Fez uma tournée musical (Verona, Paris, Londres, Tóquio e Moscovo) durante a qual dirigiu a Orquestra Sinfónica de Roma.
Em 2004, gravou um disco com o violoncelista Yo Yo Ma, contendo os seus temas de maior sucesso. Em Fevereiro de 2007, dirigiu a Orquestra de Roma num concerto na sede das Nações Unidas para celebrar a tomada de posse do secretário-geral Ban Ki-Moon. Dedicou também um dos seus oratórios ao papa João Paulo II.
Venceu cinco prémios BAFTA entre 1979 e 1992, sendo nomeado cinco vezes para o Oscar de Melhor Banda Sonora Original entre 1979 e 2001. Recebeu ainda 3 Globos de Ouro, um Grammy Award e um Leão de Ouro no Festival de Veneza. Foi condecorado com a Medaglia di Prima Classe di Benemerito dell'Arte e della Cultura em 2000. Em 2007, recebeu das mãos de Clint Eastwood um Oscar Honorário «pelas suas magníficas e multifacetadas contribuições musicais para o cinema». Em 2009, o presidente francês Nicolas Sarkozy nomeou-o Cavaleiro da Legião de Honra. Ao todo, já terá recebido entre quarenta e cinquenta prémios. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...