sábado, 3 de novembro de 2012

EFEMÉRIDEMonica Vitti, de seu verdadeiro nome Maria Luisa Ceciarelli, actriz italiana, nasceu em Roma no dia 3 de Novembro de 1931. Ficou conhecida principalmente pelas suas actuações nos filmes de Michelangelo Antonioni.
Diplomou-se em arte dramática na Accademia dell'Arte Drammatica Silvio d'Amico em Roma (1953), começando a sua carreira no teatro e na televisão. Em 1956, conseguiu notoriedade com a peça “Sei storie da ricordare” e, em 1959, com “Capricci di Marianna”.
Em 1958, estreou-se oficialmente no cinema com “Le Dritte” de Mario Amendola. Em 1957, juntara-se ao Teatro Nuovo di Milano de Antonioni e, posteriormente, protagonizou com grande sucesso um dos papéis principais do filme “L'avventura”. Posteriormente, recebeu críticas calorosas quando entrou noutros filmes de Antonioni, como “La notte, L'eclisse” e “Il deserto rosso”. Salientava-se pela sua beleza e elegância. A sua única participação num filme de Hollywood foi em “Modesty Blaise”.
Abrandou o ritmo da sua carreira nos anos 1970. Algumas excepções importantes foram “Fantôme de la liberte” (1974) de Luis Buñuel e “Il Mistero di Oberwald” que ela fez com Antonioni, após 15 anos de afastamento. Em 1989, Mónica Vitti escreveu, dirigiu e estrelou o filme “Scandalo Segreto”. Ao todo, entrou em mais de cinquenta filmes entre 1954 e 1992.
Entre vários prémios recebidos, salientam-se o British Academy Award (1961), o de Melhor Actriz no Festival de San Sebastian (1968) e o Leão de Ouro de Carreira no Festival de Veneza (1995).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...