domingo, 4 de novembro de 2012

EFEMÉRIDERuth (Mosko) Handler, empresária norte-americana, nasceu em Denver no dia 4 de Novembro de 1916. Morreu em Los Angeles, em 27 de Abril de 2002.
Filha mais nova de um casal de imigrantes polacos, foi a criadora – em 1959 – da Barbie, a boneca mais famosa do mundo. Ruth, que a baptizou com o nome da filha, Barbara, também foi uma das fundadoras da Mattel, a empresa que fabricaria as bonecas.
Com peito opulento, silhueta fina e longas pernas, Barbie era o oposto do estilo gorducho e assexuado das bonecas da época. Constituiu, assim, um marco na história dos brinquedos.
Mais tarde, diversificou a produção ao criar Ken, o namorado de Barbie. O nome do boneco também teve origem na família de Handler. Foi baptizado com o nome do filho, Kenneth, morto em 1994, vítima de Sida. A colecção de bonecas inclui ainda a irmãzinha de Barbie, Kelly, e outros personagens que foram criados em homenagem aos netos de Ruth.
A sua vida e a do marido sofreram um sério revés no final da década de 1970, quando foram forçados a deixar a presidência da empresa, acusados e condenados por fraude fiscal, tendo que pagar uma multa e prestar serviços comunitários. Quase de seguida, Ruth sofreu a ablação de um peito, atingido por um cancro. Aderiu desde então às campanhas de consciencialização da mulher e fundou uma sociedade para o fabrico de próteses mamárias mais naturais, a Ruthton Corp. Ruth Handler morreu de complicações pós-operatórias, no hospital Century City, depois de ter sido operada para a retirada de um tumor no colo do útero. Tinha 85 anos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...